Assembleia inclui Festa Nacional do Pinhão no calendário de eventos de SC
A Assembleia Legislativa aprovou projeto proposto pelo deputado Gabriel Ribeiro e incluiu a Festa Nacional do Pinhão no calendário oficial de eventos do Estado. Na prática, a festa realizada em Lages passa a integrar os pacotes de mídia elaborados pela Santur e divulgados Brasil afora.
Durante a votação em plenário, Gabriel Ribeiro ouviu de colegas a surpresa pelo fato de um evento do porte da Festa Nacional do Pinhão ainda não constar do calendário oficial do Estado. O parlamentar apresentou a proposta em dezembro de 2017, e o projeto foi analisado nas comissões de Justiça e de Educação.
Antes de ser sancionada pelo governador Eduardo Pinho Moreira, a matéria ainda precisa da votação em segundo turno. Os pacotes de mídia da Santur contemplam a divulgação de lugares e também eventos em Santa Catarina, e serve para atrair turistas de outras regiões ao Estado.
Ao elaborar o projeto de lei, o deputado Gabriel Ribeiro descreveu o histórico da Festa do Pinhão desde a década de 1970, quando surgiu em Lages a necessidade de se organizar um evento que destacasse o município como um polo socioeconômico regional. Tratou da iniciativa liderada por Aracy Paim ainda em 1973 até a transformação daquele que é considerado um dos maiores eventos de Santa Catarina, e que atrai em torno de 300 mil pessoas.