Asfaltamento da rodovia do Santuário Sagrado Coração de Jesus é garantido pelo governo
Encontro tratou sobre a pavimentação de 5 quilômetros da ICR-253, estrada que liga as cidades de Içara e Criciúma
O asfaltamento de pouco mais de 5 quilômetros da ICR-253, estrada que liga as cidades de Içara e Criciúma, nas proximidades da construção do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, foi garantido na manhã desta quarta-feira (14), com a liberação de um recurso de R$ 6,8 milhões.
Em reunião no gabinete do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, os deputados Luiz Fernando Vampiro (PMDB) e Valmir Comin (PP) receberam a notícia positiva acompanhados de lideranças dos dois municípios, e pelo bispo Dom Jacinto Flach e o padre Antônio Vander.
Moreira afirmou que o processo licitatório será iniciado ainda este ano para que a obra possa sair do papel logo no começo do ano que vem. "Nossa intenção é fazer tudo mais rapidamente para que a estrada esteja pronta em 2017, data prevista para a entrega do santuário aos fiéis", explicou.
O projeto vai contemplar espaço para romeiros com ciclovia e ciclo faixas. "Conseguimos entender a importância do projeto quando a realidade nos mostra uma mesa bem eclética, com lideranças de todas as siglas em busca de tamanha conquista", disse o deputado Comin. "O projeto da rodovia vai para análise do Deinfra, e a nossa expectativa é de que seja definida a modalidade de financiamento público e privada para agilizar o início das obras", acrescentou o deputado Vampiro.
O bispo Dom Jacinto Flach, comentou que a previsão para o término do Santuário é para o primeiro trimestre de 2017. Seu conjunto arquitetônico está distribuído numa área com 135 mil metros quadrados e prevê, além do templo, alojamento, estacionamento para mil veículos, auditório, praças e caminhos para peregrinação. “Esta obra será uma referência no sul do Estado, e deve atrair visitantes de todos os lugares, Apenas na região contamos com aproximadamente 600 mil católicos”, declarou.
Participaram da audiência, também, o ex-deputado Dóia Guglielmi, os prefeitos de Içara e Criciúma, Murialdo Gastaldon e Márcio Búrigo, respectivamente, o vereador de Içara, Pedro Mazzuchetti, o presidente da Cooperaliança, Jorge Rodrigues, e ainda o empresário Zefiro Giassi, que fez a doação do terreno do santuário.
Texto e fotos:
Kênia Pacheco/Jornalista SC 04085 JP
(48) 3221 2888 / 9984 1799 / 9618 1911
Filipe Casagrande/ 9985 5930