Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/05/2023 - 15h40min

“Apesar da boa intenção, Estado ainda nos deve respostas”, diz Napoleão sobre Plano 1000

Imprimir Enviar
Deputado Napoleão Bernardes na audiência pública que cobrou obras do Plano 1000
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Deputados cobraram retomada de repasses para obras paralisadas durante audiência pública

Com o plenário tomado por prefeitos e vereadores de todos os cantos do estado, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou nesta terça-feira (30) uma audiência pública para cobrar do governo do Estado a retomada dos repasses pactuados com as prefeituras, por intermédio do Plano 1000. A reunião foi promovida a partir de requerimento aprovado pela Comissão de Assuntos Municipais.

As transferências de recursos estaduais para as cidades catarinenses estão suspensas há cinco meses, o que vem acarretando a paralisação de obras em todas as regiões e grande angústia entre gestores municipais. Na ocasião, os parlamentares entregaram um diagnóstico com os valores pendentes aos secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert; da Casa Civil, Estêner Soratto; e da Infraestrutura, Jerry Comper, designados para representar o governador Jorginho Mello.

Para o vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais, Napoleão Bernardes (PSD), o encontro

não produziu o efeito esperado, embora tenha simbolizado a disposição de todas as partes para resolução do impasse. “O Estado está aberto ao diálogo e vem demonstrando boa intenção para encontrarmos uma solução. Contudo, faltam respostas efetivas. Nós esperávamos a divulgação de um cronograma de desembolsos, o que não aconteceu”, avalia o deputado.

A atual gestão estadual admite haver um saldo líquido de R$ 2,3 bilhões a pagar em compromissos firmados na administração anterior, do ex-governador Carlos Moisés. Na audiência pública, os representantes do Estado informaram que o governador Jorginho Mello iniciou um roteiro de visitas pelas regiões catarinenses, com o objetivo de definir junto aos prefeitos os objetos que serão priorizados e efetivamente atendidos.

“Eu considero um avanço ainda muito tímido. Tenho vistoriado obras em diferentes cidades e quase todas estão parando porque as prefeituras não conseguem mais suportar os gastos. Tudo isso é um verdadeiro desrespeito ao dinheiro público e um grande descaso com a população. O que começou, precisa seguir adiante e terminar. Os compromissos assumidos não são do governador A ou B, eles foram feitos no CNPJ do governo do Estado”, afirma Napoleão.

De acordo com o parlamentar, o assunto seguirá sendo acompanhado por todos os integrantes da Comissão de Assuntos Municipais. “Continuarei cobrando respostas mais claras para que as prefeituras tenham previsibilidade e garantia quanto à execução desses investimentos, que são estratégicos para o desenvolvimento de Santa Catarina.”

Acompanhe Napoleão Bernardes


Napoleão Bernardes
Voltar