Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/12/2016 - 16h41min

Ao invés de pagar impostos, auxilie crianças carentes!

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Receita Federal possibilita que pessoas físicas destinem 6% do imposto ao Fundo da Infância e Adolescência

Você sabia que pode destinar parte do seu imposto de renda para crianças e adolescentes? A Receita Federal permite direcionar parte do valor devido para o FIA (Fundo da Infância e Adolescência). O valor arrecadado é usado em projetos sociais.

Qualquer pessoa ou empresa no Brasil pode destinar recursos de seu imposto de renda para os projetos sociais aprovados. O deputado Serafim Venzon (PSDB) alerta para a importância da doação. “Esse é um dinheiro que você já teria que pagar ao Leão. Ao invés de pagar à Receita, vai poder contribuir com o futuro das crianças e adolescentes da sua cidade”, explica.

Venzon lamenta a baixa arrecadação do FIA no Estado de Santa Catarina. “O governo federal não faz propaganda para destinação ao fundo, porque não é interessante para ele”, afirma. Segundo Venzon, em Brusque no ano passado arrecadou pouco mais de R$ 185 mil. “É uma quantia muita baixa. A capacidade de arrecadação de Brusque ultrapassa os R$ 6 milhões”, afirma.

Para tentar elevar a arrecadação do fundo, Venzon está liderando uma campanha na cidade de Brusque, ao lado do prefeito Bóca Cunha. O objetivo é incentivar pessoas físicas a fazerem a destinação.

Você pode destinar até 6% do imposto devido. Esse recurso fica em Brusque e é investido em projetos sociais para crianças e adolescentes.

Para destinar:

Através de transferência bancária: Agência: 0412. Operação: 006. Conta Corrente: 223-1. CNPJ: 18.204.092/0001-97

Através de cheque nominal: Fazer um cheque nominal ao Fundo da Infância e Adolescência de Brusque, conta corrente 223-1, agência 0412, Cruzar o cheque. Escrever no verso: Este cheque serve exclusivamente para ser depositado ao FIA de Brusque.

O que é o FIA Municipal?
O Fundo para a Infância e Adolescência Municipal (FIA) é um aporte de recursos financeiros, controlado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), para atender as políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social (vítimas de abandono, maus tratos ou violência sexual, e desabrigadas).

Por que investir no FIA?
O FIA necessita de investidores para financiar políticas públicas. Uma forma simples de contribuir é destinar parte do Imposto de Renda devido ao FIA. A pessoa que investir:

- Contribuirá com o desenvolvimento de projetos para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social;

- Fortalecerá programas de acompanhamento e formação continuada de adolescentes;

- Contribuirá para reduzir a fome e a miséria;

- Possibilitará a capacitação de recursos humanos e investimentos em projetos de pesquisa e estudo;

- Evitará que crianças e adolescentes fiquem sujeitos a situações de abandono, desabrigo e maus tratos.

A pessoa física destinará até 6% do Imposto de Renda devido. O prazo é até 31/12 de cada ano. No entanto, a pessoa física poderá optar por destinar uma parte de seu imposto devido, a ser verificado na elaboração de sua declaração (até 30 de abril do ano seguinte).

 


Assessoria de Imprensa
Ana Maria Leal da Veiga
Deputado Serafim Venzon
(48) 9633-4105
(48) 3221.2717

Voltar