Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/12/2013 - 17h53min

Ana Paula, uma liderança em defesa da transparência das ações do legislativo

Imprimir Enviar
Foto: Divulgação Gab. Dep. Ana Paula Lima

A líder da Bancada do PT, deputada Ana Paula Lima, termina o ano de 2013 comemorando decisões que ela acredita serem fundamentais para o fortalecimento da cidadania em Santa Catarina: o fim do voto secreto para todas as deliberações na Assembleia Legislativa e a abertura do canal da TVAL para que a população possa acompanhar toda a programação do Parlamento. “São avanços pelos quais temos lutado há muito tempo, que fortalecem a democracia e a cidadania. Com ações transparentes, os parlamentares ficam mais próximos das pessoas, que dispõem de mais instrumentos para a construção da sociedade que sonhamos, mais justa e livre”, declarou a parlamentar.

Com atuação na liderança e participação na Comissão de Constituição e Justiça da Alesc, a deputada debateu pontualmente projetos que envolvem o futuro de diversas categorias profissionais em Santa Catarina. “Buscamos discutir com cada representação desses profissionais, sempre com o objetivo de aprimorar os projetos”, disse Ana Paula, referindo-se à série de matérias que foram encaminhadas pelo Poder Executivo ao Parlamento e mexeram em salários e carreiras. Nosso objetivo sempre foi defender os interesses da maioria, discutindo, até o último instante, com os parlamentares da base governista para que os direitos, conquistados através de muita luta, pudessem ser mantidos.

A visibilidade das ações do Governo Federal
Em 2013, Ana Paula também buscou dar visibilidade aos avanços das políticas públicas do Governo Federal em Santa Catarina. Em novembro, com a parceria a Assembleia, realizou em Lages o Seminário Estadual de Desenvolvimento Social, com a presença da ministra do Desenvolvimento e Combate à Fome, Tereza Campello. Foi uma oportunidade para gestores municipais – prefeitos, secretários, técnicos –aperfeiçoarem conhecimento sobre elaboração de projetos para a obtenção de recursos para o desenvolvimento de projetos que ampliem a qualidade de vida nos municípios.

Quando, recentemente, a presidenta Dilma Rousseff esteve em Santa Catarina, Ana Paula acompanhou o roteiro nas cidades de São Francisco do Sul, Itajaí e Florianópolis. “A presidenta Dilma disponibilizou para o Estado cerca de R$ 10 bilhões”, especialmente para investimentos em infraestrutura, destacou a parlamentar. “O que o Parlamento exige agora do Executivo é que a execução dessas obras seja rápida, a pedido dos nossos prefeitos e das nossas comunidades”.
 
O espaço para as mulheres e combate à violência
Acabar com a cultura da violência contra a mulher, aliando essa luta a outras defesas que incluem todo tipo de discriminação e maus tratos e exploração – a exemplo de idosos, crianças e animais – é um dos eixos de atuação de Ana Paula. “Com as outras parlamentares, através da Bancada Feminina, tivemos a possibilidade de tornar mais visível a defesa de questões importantes para as mulheres e cobrar políticas públicas adequadas do Governo de Santa Catarina”, disse ela.  Nesse sentido, Ana Paula destacou a importância da assinatura do Pacto contra a Violência, que foi assinado recentemente em ato com a presença de autoridades do Executivo, Ministério Público e a ministra da Secretaria Especial de Mulheres, Eleonora Menicucci. O ato foi realizado em Florianópolis. “A violência não pode ser vista com naturalidade. É fundamental que o Governo Federal, através da determinação da Presidenta Dilma, tenha como prioridade uma vida mais feliz para as mulheres e seus filhos, com o enfrentamento à violência, que infelizmente tem produzido vítimas todos os dias”.


Linete Martins
Assessora de Imprensa

Voltar