AL aprova concessão de título de Cidadão Catarinense “in memoriam” ao professor Caspar Erich Stemmer
Foi aprovado pela Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, 16, projeto de lei de autoria do deputado Joares Ponticelli (PP) que concede o título de Cidadão Catarinense, “in memoriam”, ao professor Caspar Erich Stemmer, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de 1976 a 1980.
“Como reitor, administrou a instituição de forma marcante. O Polo Tecnológico da Grande Florianópolis, hoje uma referência nacional, tem sua origem e base de conhecimento calcado na área tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, onde o professor Caspar Erich Stemmer teve destacada atuação”, afirma Ponticelli, que apresentou o projeto compartilhando a iniciativa com a comunidade acadêmica e com o presidente da Fapesc, Sergio Luiz Gargioni.
O professor Caspar Erich Stemmer iniciou sua carreira acadêmica na UFRGS, ministrando a disciplina “Construção de Máquinas” no curso de Engenharia Mecânica. A partir de 1964, passou a vir a Florianópolis, na qualidade de professor regente, responsável pela implantação da disciplina de Vibrações Mecânicas na UFSC.
Como professor efetivo, introduziu uma série de medidas que viriam a ser adotadas como regras em muitas outras universidades, tais como: estágios obrigatórios curriculares para todos os alunos; estabelecimento de parcerias com empresas; convênios internacionais que possibilitaram a capacitação de laboratórios e bibliotecas. Em pouco tempo, Stemmer tornou-se diretor da Escola de Engenharia Industrial da UFSC.
Em 2009, o professor Stemmer recebeu a condecoração Anita Garibaldi, concedida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, em reconhecimento a sua brilhante e bem sucedida trajetória profissional. No mesmo ano, a Fapesc, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, homenageou-o, criando o “Prêmio Prof. Caspar Erich Stemmer de Inovação Catarinense”.
Júlio Cancellier (48) 9901-0488