Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/04/2013 - 13h17min

Aguiar vê descaso do Estado com portadores de autismo

Imprimir Enviar
Deputado Antonio Aguiar (PMDB)

O Dia Internacional do Autismo motivou, esta semana, pronunciamento do deputado Antonio Aguiar (PMDB), que cobrou maior atenção do setor público aos portadores da doença. O parlamentar, que é médico, é o autor da lei que instituiu a semana estadual de estudo e conscientização sobre o autismo, com objetivo  de traçar diretrizes, facilitar o acesso de informação, debater a erradicação do preconceito, promover a inclusão social e divulgar experiências e estudos sobre o tema.

Aguiar utilizou a tribuna para criticar a Secretaria da Saúde, que a seu ver deveria ampliar atividades para a conscientização da população sobre o autismo neste início de mês, pois a lei estadual sancionada no início de 2012 prevê a primeira semana de abril para a realização de eventos e ações educativas, visando incluir portadores do distúrbio nos sistemas de atendimento ao cidadão, em áreas como as da educação, saúde, assistência social, transporte e acesso a medicamentos.

Aguiar mencionou o secretário estadual de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, e disse que “o autismo está sendo deixado de lado pelo estado”. E sugeriu que sejam feitas campanhas com folders para serem distribuídos à população, lembrando que os portadores precisam de atendimento capacitado de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais. “É preciso incentivar o estudo da doença pela comunidade científica e estimular a entender o modo de ser dos portadores, entender esse transtorno neurológico”.

Como identificar - Entre orientações básicas para quem não conhece a doença, profissionais da área ensinam alguns dos sinais mais importantes que podem identificar o autismo como: comportamento agressivo e destrutivo, resistência à mudança de rotina, não manter contato visual, resistência ao aprendizado e não se misturar com outras crianças.

Voltar