Aguiar defende ferrovia do Planalto Norte em evento com ministra Ideli
A entrega de melhorias no trecho da BR-280 que dá acesso a Mafra, realizada pela ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais, acabou se transformando num ato em defesa do ramal ferroviário que atravessa o município, do oeste ao litoral. A proposta partiu do deputado Antonio Aguiar (PMDB), que defendeu a recuperação e modernização da ferrovia e sua integração, a partir do porto de São Francisco do Sul, com o de Itajaí. “Essa é a grande reivindicação regional do Planalto Norte, que gostaríamos fosse atendida pela presidenta Dilma”, adiantou Aguiar durante evento que também marcou a entrega à ministra do título de Cidadã Mafrense pela Câmara Municipal.
“Queremos a construção da ferrovia desde Chapecó, mas respeitando a valorização do traçado a partir de Caçador, passando por Porto União, Mafra, Joinville e São Francisco, emendando para Itajaí no início da ferrovia do litoral para a integração de nossos portos”, explica o deputado.
Ideli esteve em Mafra nesta segunda (25), com o superintendente do DNIT no Estado, o engenheiro João José dos Santos, que confirmou a inclusão da construção do elevado no entroncamento entre as BRs 280 e 116, local de freqüentes acidentes. Aguiar parabenizou a decisão, lembrando que já presenciou acidentes graves no local, especialmente em épocas em que a visibilidade é reduzida na região, em razão da neblina intensa. “Já encaminhei requerimento neste sentido ao Ministério dos Transportes”, lembrou o deputado, que dividiu a representação parlamentar regional no evento com o deputado federal Mauro Mariani.
Escolas – No período da tarde, também em Mafra, Aguiar participou com o governador Raimundo Colombo e o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, das inaugurações de obras de ampliação das escolas que levam os nomes dos professores Mário Goeldner e Gustavo Friedrich, onde foram investidos R$ 3 milhões. A primeira ganhou ginásio de esportes e uma nova ala com 650 metros quadrados, com salas de aula e outras instalações. E na Gustavo Friedrich foram entregues tablets a professores do ensino médio Inovador além de novas instalações que totalizam cerca de mil metros. No total, foram beneficiados 1,3 mil alunos. “São importantes investimentos do Pacto por Santa Catarina, naquilo que temos de melhor, a nossa juventude”, valoriza o deputado Aguiar.