Aeroporto Regional Sul: Comin comemora início das operações e diz que foi uma superação de desafios
“O parto eqüino aconteceu” – foi a expressão escolhida pelo líder do PP, deputado Valmir Comin, para classificar – e comemorar - o início das operações de voo no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, e que será marcado por uma solenidade na manhã dessa sexta-feira (4) com a presença do governador do Estado e demais autoridades. Para Comin, que sempre lutou pela construção e definitiva implantação daquele Aeroporto, a entrada em operação representa a vitória das forças políticas e empresariais da Região, que há quase duas décadas travavam incessante batalha para que o tão sonhado projeto se concretizasse.
Comin recordou que este sonho foi alvo de desafios desde o primeiro momento: quando ainda estava no primeiro mandato na Assembléia Legislativa (hoje, no quarto mandato), o parlamentar participou da primeira audiência no Departamento de Administração Civil (DAC), no Rio de Janeiro, para a construção do Aeroporto Regional. Na ocasião, o então comando do DAC , em tom de “aposta”, disse ao ex-senador Geraldo Althoff (que representava o Governo do Estado) que liberaria os primeiros recursos para as obras, se Althoff conseguisse colocar o projeto no orçamento da União. Dito e feito: depois de quatro meses de muitas gestões, o então senador conseguiu colocar a proposta no Orçamento - e o DC liberou os primeiros R$ 26 milhões.
Outro desafio, que demorou a ser vencido, foi o embate político contra o debate técnico, lembrou Comin: o DAC constatava que, técnica e estrategicamente, o Aeroporto Regional deveria mesmo ser em Jaguaruna, enquanto uma outra posição, política, defendia que fosse em Forquilhinha (Aeroporto Leoberto Leal). “Era apenas uma disputa bairrista, burra”, que felizmente foi superada, observou o líder do PP, acrescentando que foi a firme movimentação das forças empresariais que definiu a polêmica.
O Aeroporto, entre outras características, terá a maior pista da Região Sul, com 2.500 metros (uma das maiores do Brasil) e foi projetado para a operação de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767 e o Airbus A320.
Gabinete da Liderança do PP
Setor de Comunicação Social
Jandyr Côrte Real/(48) 99 61 25 42