Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/08/2021 - 06h52min

Ada De Luca participa de Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher

Imprimir Enviar
Foto: Gustavo Sales e Michel Jesus/ Câmara dos Deputados. Jornalista: Carolinne Poerner

A deputada Ada De Luca (MDB) participa nesta segunda e terça-feira (30 e 31 de agosto), em Brasília, do 1º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher do Legislativo, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, por meio da Procuradoria da Mulher.

Com a presença de secretárias e procuradoras de Mulher de diversos estados brasileiros, além de vereadoras e representantes das Secretarias e Procuradorias Municipais, o evento encerra as programações em alusão ao “Agosto Lilás” e aos 15 anos da Lei Maria da Penha.

A mesa de abertura do Encontro, contou com a presença da procuradora da Mulher da Câmara, Deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), das deputadas federais Liziane Bayer (PSB-RS) e Rejane Dias (PT-PI) e da senadora Leila Barros (Cidadania-DF), que acaba de ser empossada Procuradora da Mulher do Senado para o biênio 2021/2023. A Deputada Catarinense Carmen Zanotto, 2ª procuradora adjunta da Mulher da Câmara, participou de forma remota.

Em sua fala, a Deputada Ada reforçou a importância da criação de procuradorias nos municípios como uma maneira de fortalecer os mandatos femininos. “Em Santa Catarina já temos 32 procuradorias municipais instaladas, lideradas por Vereadoras. Essa é uma forma de fortalecê-las para que daqui a pouco estejam no meu lugar”. Ada também destacou a união de forças entre as mulheres do evento: “Várias mulheres na política mudam a política, a cidade e o país. A nossa luta tem que ser em favor da democracia”. A Procuradoria Especial da Mulher da Alesc foi criada em junho deste ano e tem como finalidades a defesa e a promoção da igualdade de gênero, da autonomia, do empoderamento e da representação das mulheres, bem como o enfrentamento a todas as formas de discriminação e de violência contra a mulher.

Ainda nesta segunda-feira, o grupo se reuniu com o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) para tratar de projetos em favor da pauta feminina.

Programação
Na programação do encontro, estão previstos o lançamento da Rede Nacional de Procuradorias da Mulher; reuniões com representantes do Poder Executivo, do Judiciário e da ONU Mulheres; apresentação de cursos promovidos pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara, voltados à participação das mulheres na política; apresentação do recém-criado Observatório Nacional da Mulher na Política; e da cartilha “Como criar uma Procuradoria da Mulher nos Estados e Municípios”. (Com informações da Agência Câmara de Notícias)

O evento pode ser acompanhado de forma pelo canal YouTube da Secretaria da Mulher e pelo Portal E-Democracia da Câmara dos Deputados.

 

CAROLINNE POERNER
(47) 98473-0537

Voltar