Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/02/2022 - 12h44min

Ada de Luca lamenta aumento de feminicídios em SC

Imprimir Enviar
Deputada Ada de Luca
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Nove mulheres foram vítimas de violência doméstica neste ano em Santa Catarina no período entre 1º de janeiro e 8 de fevereiro. Os autores dos crimes são marido, namorado, filho e neto das vítimas, entretanto, estas nunca registraram Boletim de Ocorrência contra os criminosos. Comparado com o mesmo período de 2021, o número de feminicídios no estado cresceu 300% em janeiro de 2022.

A deputada Ada de Luca (MDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (Alesc) e procuradora especial da Mulher, lamenta o aumento dos casos de violência doméstica. "Como mulher, mãe e filha, me emociono ao falar sobre estas mulheres sendo vítimas de um crime brutal e covarde. Na minha condição, junto a Bancada Feminina, reforço nosso compromisso de fortalecer a rede de proteção as mulheres em toda Santa Catarina. A Procuradoria da Mulher é um canal para denúncias, que faz o acompanhamento completo dos casos."

Em 2021, Santa Catarina registrou um aumento no número de Boletins de Ocorrência de violência contra mulher em comparação com anos anteriores. A deputada reforça a importância da denúncia, situação que evita o agrave da situação.

"Nem sempre a violência é física, às vezes ela pode ser financeira, moral, patrimonial, emocional... Mulheres que ficam dependentes financeiramente de seus companheiros e que se afastam das redes de apoio, ficam tristes e acuadas. Em todos os casos de violência, a saída é a denúncia. Procure as Procuradorias Municipais, junto as Câmaras Municipais. Denuncie também pelas centrais de atendimentos 100 e 180 ou no WhatsApp da Polícia Civil (48) 98844-0011. Em briga de marido e mulher, a gente mete a colher, o pé na porta, chama polícia, tentamos de tudo, para evitar que mais mulheres sejam mortas", pontua Ada.

As denúncias de violência contra a mulher devem ser feitas via Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. O canal presta escuta e acolhimento qualificados às vítimas, além de encaminhar os casos aos órgãos competentes. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

 


CAROLINNE POERNER
(47) 98473-0537

Voltar