Acesso ao Farol de Santa Marta passa a se chamar Miguel José Boabaid
Foi aprovada nesta quarta-feira, 6, pela Assembleia Legislativa, a Lei que denomina Miguel José Boabaid o acesso estadual a Laguna, compreendido entre o entroncamento SC-100 (para Laguna) ao Farol de Santa Marta, no município de Laguna.
A iniciativa de batizar o acesso de um dos mais belos cartões postas do litoral catarinense com o nome do médico tubaronense, nascido em 1910, foi do deputado Joares Ponticelli (PP).
“Além de ter sido um médico que atendia muitas vezes de graça a comunidade do Farol, onde tinha propriedades, Miguel José Boabaid doou parte de suas terras para a comunidade, como o terreno que no passado foi o campo de futebol e o da estação de captação da água”, justificou Ponticelli, acrescentando que o Farol de Santa Marta é um dos mais belos patrimônios arquitetônico do mundo e sobretudo instrumento de segurança para a navegação.
Miguel José Boabaid nasceu em 14 de abril de 1910, é filho de José Jorge Boabaid e de Rosa Muttran Boabaid. Iniciou os estudos primários em Tubarão e completou o secundário no Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Formou-se em Medicina pela faculdade de Medicina da Universidade do Rio de janeiro, tendo colado grau em 9 de dezembro de 1933. Após a especialização voltou a Florianópolis e iniciou a carreira em 1938. Exerceu a clínica com maestria, trabalhando no Hospital de Caridade.
Em 1941 foi trabalhar em Tubarão, sua cidade natal, e lá iniciou e encerrou um ciclo profissional de mais de 50 anos, exercendo a função de Diretor Clínico por onze anos no Hospital Nossa Senhora da Conceição, recebendo inúmeros títulos pelos relevantes serviços profissionais prestados à Medicina e pela contribuição dos dignificantes valores técnico-científicos, conquistou diploma de Mérito Médico outorgado pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina por sua atuação profissional, pelo exemplo que se constituiu dentro da classe médica e por tudo o que fez em prol do desenvolvimento ético, técnico e científico da Medicina de nosso Estado.
"Enfim, tudo isso fez desse homem alguém especial. Estudante exemplar, pioneiro nas especialidades médicas, ser humano que soube avaliar e enfrentar as fraquezas e os reveses humanos como poucos, mas, sem dúvida, alguém que possuía extremo amor à vida e respeito aos seus semelhantes", salientou Ponticelli.
Assim, por entender que Miguel José Boabaid foi uma personalidade de destaque, o presidente em exercício da Alesc apresentou o Projeto de Lei como forma de prestar esta justa homenagem do Parlamento Catarinense, denominando “Miguel José Boabaid” o Acesso Estadual Laguna, compreendido entre o Entroncamento SC-100 (para Laguna) ao Farol de Santa Marta, no Município de Laguna.
Júlio Cancellier - Assessor de Imprensa deputado Joares Ponticelli