Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
08:00

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/12/2013 - 17h54min

“A comunicação é estratégica na consolidação da democracia”, diz a líder Ana Paula Lima

Imprimir Enviar
Cerimônia de Lançamento do sinal aberto da TVAL. Foto: Carlos Kilian/Agência AL

A líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputada Ana Paula Lima, comemorou a abertura do canal da TVAL. "É saudável e necessário que as mulheres e homens do nosso estado possam acompanhar, cada vez mais de perto, como são tomadas as decisões, debatidas e aprovadas as leis que vão influenciar diretamente na vida de todos", afirmou a deputada em artigo. Leia a íntegra:


A Comunicação é estratégica na consolidação da democracia
*Ana Paula Lima

Na Constituição do Estado de Santa Catarina, capítulo V, está expresso: “A comunicação é bem cultural e direito inalienável de todo cidadão, devendo estar a serviço do desenvolvimento integral do povo e da eliminação das desigualdades e das injustiças”.

Nesse conceito, está a síntese do que acredito como cidadã e deputada sobre a importância estratégica da comunicação para a nossa democracia, crescimento coletivo e garantia dos direitos da nossa população. Penso nisso ao conseguimos dar mais um passo na transparência das ações do Parlamento Catarinense com a transmissão da TVAL em canal aberto a partir desta quarta-feira, 11 de dezembro de 2013.

Todas e todos nós sabemos o quanto nossa democracia ainda é jovem e que construir a sociedade com os valores que sonhamos requer exercício permanente da cidadania, da fiscalização dos atos das pessoas que são escolhidas pelo voto direto para representar a população. O crescimento precisa ser coletivo através de setores básicos como a educação e a cultura, por onde realmente começam as transformações. Nesse contexto, a comunicação, em suas várias formas de expressão e plataformas, tem papel estratégico.

Para pessoas que pertencem à minha geração, que cresceram sonhando com um país livre e com a informação sendo disponibilizada como um direito, atos como a abertura da TVAL têm um valor extremamente significativo e feliz. É saudável e necessário que as mulheres e homens do nosso estado possam acompanhar, cada vez mais de perto, como são tomadas as decisões, debatidas e aprovadas as leis que vão influenciar diretamente na vida de todos.

O canal da TV  da Assembleia Legislativa vai celebrar 14 anos, na próxima sexta-feira, sendo que o sinal  da emissora foi ao ar pela primeira vez em 25 de outubro de 1999. A TVAL também foi a primeira emissora legislativa da região Sul do país e, desde a sua implementação, nós, da Bancada do Partido dos Trabalhadores, defendemos a abertura do canal para que a população tivesse acesso à programação.

Quando falo em transparência e cidadania, também quero dizer que tudo é processo, que os avanços, às vezes, demoram. Mas, quando acontecem, precisam ser celebrados e garantidos para que permaneçam. E a TVAL amplia o sinal no mesmo ano que decidimos, por unanimidade e de forma inédita ainda no país, que todas as deliberações na Assembleia Legislativa de Santa Catarina serão através do voto aberto.

Democracia é isso: possibilitar, cada vez mais, que mulheres e homens tenham acesso à informação, ao bem público e possam fazer suas próprias escolhas.


  *Líder da Bancada do PT/SC

Voltar