Um apaixonado pela leitura que começou estudar aos 18 anos

Os livros, uma das paixões de Silvio Dreveck, estão presentes no escritório regional do político, em São Bento do Sul
No escritório em São Bento do Sul, repleto de placas comemorativas, quadros, fotos, jornais, livros de história, especialmente sobre a 2º Guerra Mundial, o deputado Silvio Dreveck (PP) fala, emocionado, de sua trajetória política e sua juventude. Mesmo sendo um apaixonado por leitura, Dreveck revela que teve dificuldades na infância para aprender a ler e que começou a estudar com 18 anos. Só no ano passado, leu nove livros, a maioria sobre economia e história.
“Todo ser humano veio a esse planeta para contribuir, não veio para vegetal, você conquista as coisas com muito esforço e dedicação, nada vem de graça. O primeiro fato que me ajudou muito foi ter voltado a estudar, se não tivesse voltado a estudar não teria chegado aonde cheguei, para isso tive que me dedicar e me esforçar. Depois comecei a progredir.”

Dreveck, no sítio onde passou a infância, em Campo Alegre
Ainda jovem, mudou-se para São Bento do Sul, onde concluiu o ensino fundamental e o ensino médio, no período noturno, mesmo trabalhando na produção de escovas de dente e de vassouras. “Nesta época decidi que se queria ser alguém na vida teria que voltar a estudar.”
Carreira política
Ele começou a trabalhar na área de produção da Condor S/A, empresa em que atuou até 1992, chegando ao cargo de gerência. Em 1988, formou-se em Administração de Empresas pela Univille e em 1996 concluiu a pós-graduação em Marketing, Recursos Humanos e Finanças.
Lembra que foi na empresa que recebeu convite para ingressar na política e após o desafio ser apresentado, em menos de dois dias foi lançado como candidato a vereador. Silvio Dreveck foi vereador de São Bento do Sul de 1989 a 1996, assumindo a Secretaria Municipal de Saúde em 1993.
Em 1997, foi eleito prefeito, reeleito para a gestão 2001/2004. Sobre o primeiro mandato como prefeito, lembra de um fato que marcou sua carreira. “Na época, o prefeito que concorria à reeleição disse que não iria perder para um plantador de batatas e como não há eleição ganha, me dediquei, me esforcei e venci as eleições.”

Reportagem do Estadão destacou a atuação do prefeito Silvio Dreveck
Entre outros prêmios, recebeu o troféu Meio Ambiente (1998), Prêmio de Gestão Eficiente em Merenda Escolar (2004), Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq (2004) e Prêmio Instituto Ambiental (2004). No período como prefeito, foi adquirido o prédio da prefeitura, implantada a UTI no hospital da cidade, construídos sete ginásios, 12 creches, duas escolas com mais de 60 salas de aula. “São Bento do Sul é uma cidade acolhedora, moderna e industrial e utiliza muito a mão de obra feminina e para isso eram necessário às creches.”
Presença
Dreveck conta com um escritório regional em São Bento do Sul. Nele, atende lideranças comunitárias, políticas e empresariais da região Norte/Nordeste e do Vale do Itapocu, acolhendo demandas e sugestões de projetos.
“É muito mais fácil do pessoal da região vir aqui do que ir a Florianópolis, então nos dias que não estou na Assembleia Legislativa, recebo as lideranças no escritório”. No local, há uma secretária e assessores que fazem o atendimento diário.

No escritório regional, reunião com os vereadores Zuleica e Chicão
Silvio Dreveck defendeu a importância da representatividade da região junto aos governos estadual e federal. De acordo com ele, desde fevereiro de 2021, quando assumiu a interinidade na Assembleia Legislativa, por seu intermédio, o governo viabilizou mais de R$ 30 milhões em obras e melhorias para o Planalto Norte.
“Ainda tenho outros R$ 15 milhões em pauta que estou vendo com o governo. São recursos que foram empregados na saúde, em pavimentação, em várias frentes na região.”