Um apaixonado pela leitura que começou estudar aos 18 anos
No escritório em São Bento do Sul, repleto de placas comemorativas, quadros, fotos, jornais, livros de história, especialmente sobre a 2º Guerra Mundial, o deputado Silvio Dreveck (PP) fala, emocionado, de sua trajetória política e sua juventude. Mesmo sendo um apaixonado por leitura, Dreveck revela que teve dificuldades na infância para aprender a ler e que começou a estudar com 18 anos. Só no ano passado, leu nove livros, a maioria sobre economia e história.
“Todo ser humano veio a esse planeta para contribuir, não veio para vegetal, você conquista as coisas com muito esforço e dedicação, nada vem de graça. O primeiro fato que me ajudou muito foi ter voltado a estudar, se não tivesse voltado a estudar não teria chegado aonde cheguei, para isso tive que me dedicar e me esforçar. Depois comecei a progredir.”
Dreveck relata que nasceu no interior de Campo Alegre, numa área que seus pais, João e Maria Dreveck, ambos agricultores, tinham e que hoje é preservado por ele e seu irmão. Neste município, iniciou os estudos enquanto ajudava os pais na lavoura. “A gente plantava milho, trigo, mas muitas vezes o que se plantava não se colhia. Essa foi a minha vida até os 16 anos, com muita dificuldade nos estudos.”
Ainda jovem, mudou-se para São Bento do Sul, onde concluiu o ensino fundamental e o ensino médio, no período noturno, mesmo trabalhando na produção de escovas de dente e de vassouras. “Nesta época decidi que se queria ser alguém na vida teria que voltar a estudar.”
Carreira política
Ele começou a trabalhar na área de produção da Condor S/A, empresa em que atuou até 1992, chegando ao cargo de gerência. Em 1988, formou-se em Administração de Empresas pela Univille e em 1996 concluiu a pós-graduação em Marketing, Recursos Humanos e Finanças.
Lembra que foi na empresa que recebeu convite para ingressar na política e após o desafio ser apresentado, em menos de dois dias foi lançado como candidato a vereador. Silvio Dreveck foi vereador de São Bento do Sul de 1989 a 1996, assumindo a Secretaria Municipal de Saúde em 1993.
Em 1997, foi eleito prefeito, reeleito para a gestão 2001/2004. Sobre o primeiro mandato como prefeito, lembra de um fato que marcou sua carreira. “Na época, o prefeito que concorria à reeleição disse que não iria perder para um plantador de batatas e como não há eleição ganha, me dediquei, me esforcei e venci as eleições.”
Ele guarda no escritório uma reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, de 11 de julho de 2004, que destacou a administração dele como uma das melhores e mais eficientes do país. O índice de qualidade de vida de São Bento do Sul passou da 49ª para a 22ª posição no estado e a administração ganhou conceito “A” junto à Caixa Econômica Federal quanto à capacidade financeira.
Entre outros prêmios, recebeu o troféu Meio Ambiente (1998), Prêmio de Gestão Eficiente em Merenda Escolar (2004), Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq (2004) e Prêmio Instituto Ambiental (2004). No período como prefeito, foi adquirido o prédio da prefeitura, implantada a UTI no hospital da cidade, construídos sete ginásios, 12 creches, duas escolas com mais de 60 salas de aula. “São Bento do Sul é uma cidade acolhedora, moderna e industrial e utiliza muito a mão de obra feminina e para isso eram necessário às creches.”
Presença
Dreveck conta com um escritório regional em São Bento do Sul. Nele, atende lideranças comunitárias, políticas e empresariais da região Norte/Nordeste e do Vale do Itapocu, acolhendo demandas e sugestões de projetos.
“É muito mais fácil do pessoal da região vir aqui do que ir a Florianópolis, então nos dias que não estou na Assembleia Legislativa, recebo as lideranças no escritório”. No local, há uma secretária e assessores que fazem o atendimento diário.
Os vereadores de São Bento do Sul, Adriano Reinhardt, mais conhecido como Chicão, e Zuleica Maria Sousa Voltolini, não escondem o orgulho de terem Silvio Dreveck como uma das principais lideranças políticas do município. Eles aproveitam a presença do parlamentar no escritório para apresentar suas demandas e avaliar as obras que estão sendo realizadas no município com recursos das emendas parlamentares articuladas junto aos governos estadual e federal.
Silvio Dreveck defendeu a importância da representatividade da região junto aos governos estadual e federal. De acordo com ele, desde fevereiro de 2021, quando assumiu a interinidade na Assembleia Legislativa, por seu intermédio, o governo viabilizou mais de R$ 30 milhões em obras e melhorias para o Planalto Norte.
“Ainda tenho outros R$ 15 milhões em pauta que estou vendo com o governo. São recursos que foram empregados na saúde, em pavimentação, em várias frentes na região.”