Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 18/11/2021

Sempre de malas prontas

Imprimir Enviar
Deputado percorre o estado acompanhado da esposa

As malas de viagem estão sempre prontas. Afinal, eles percorrem uma média de 10 mil quilômetros por mês em compromissos políticos e religiosos por toda Santa Catarina. Essa é a rotina do deputado Ismael dos Santos (PSD) e sua esposa Denise dos Santos (PSD), segunda suplente ao Senado da coligação PSD-PP nas eleições de 2018. Em Blumenau, onde nasceu e fez a carreira política e religiosa, o parlamentar planeja durante o café da manhã, diariamente, os roteiros de viagens e os planos de escrever novos livros motivacionais, uma marca de sua atuação no trabalho de prevenção e combate às drogas em Santa Catarina.

Rodeados por quadros dos filhos, Israel (que hoje reside na França com os dois netos, Eduardo e Heloísa) e Deise, que reside em Blumenau, o deputado e sua companheira de mais 35 anos não escondem o amor pela cidade em que decidiram residir e pelo trabalho que realizam e, antes de qualquer refeição, fazem uma oração de agradecimento. “É fundamental a Denise me acompanhar nas viagens, ela gosta de conversar e essas viagens nos dão visão da população, algo que não se consegue ver se não está presente”, resume Ismael. Denise, que é pedagoga e enfermeira, aproveita as viagens para palestrar nas igrejas passando sua experiência na luta contra um câncer e a fé religiosa, além de sempre estar atenta à política.

Olhando pela varanda do apartamento, Ismael revela que residem há pouco tempo no local, onde decidiram morar após a morte do pai dele, o pastor e líder evangélico Nirton dos Santos, em 2020. A ligação entre eles era forte. O deputado e a esposa fazem questão de demonstrar orgulho pelo trabalho do pastor. Nirton ingressou na Assembleia de Deus em abril de 1949 e se tornou uma das maiores lideranças da igreja no Sul do Brasil, chegando à presidência da Convenção da Assembleia de Deus em Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (Ciadescp). O pastor ocupou também o cargo de vice-presidente das Assembleias de Deus no Brasil.

“Meu pai nasceu em Barra Velha, mas aos 3 anos perdeu seu pai, em Itajaí, e quando tinha 8 anos sua mãe se matou. Acabou virando um menino de rua e sua irmã, na época com 3 anos, foi dada para uma família em Otacílio Costa, onde veio a falecer com 5 anos, num acidente, ao cair num poço. Foram muitas tragédias na vida do meu pai, que tinha tudo para dar errado. Aos 17 anos, ele foi para São Francisco do Sul trabalhar no porto e encontrou Deus. Casou com Isabel Maria e foi morar em São Bento do Sul, onde ingressou na Assembleia de Deus e acabou indo trabalhar em Blumenau como pastor. Foi pastor durante 60 anos, dos quais 27 anos como presidente da Convenção das Assembleias de Deus em Santa Catarina e Sudoeste do Paraná. Mesmo semianalfabeto, escreveu cinco livros e palestrou em mais de 40 países.” Sobre o legado deixado pelo pai, o deputado enumera a fé e o trabalho social.

Ismael é graduado em Administração e Letras pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb). É especialista em Qualidade na Comunicação pela Furb, mestre e doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em seu escritório, onde já escreveu 55 livros, inicialmente datilografados, Ismael mantém o firme propósito de escrever um livro por ano, tendo já dois manuscritos prontos para serem lançados nos próximos meses, e também acompanha via internet as principais informações da política nacional e estadual antes de iniciar os compromissos profissionais. Na sala, ele revela que divide as tarefas no apartamento com a esposa, mas não cozinha nada. “A única vez que fui cozinhar, quando morei nos Estados Unidos, fui fritar um ovo e pegou fogo no apartamento. Então, ela cozinha e eu faço as outras tarefas.”

Sobre os seus livros, relata que lançou o primeiro em 1986, “Adoração em Chamas”, direcionado às crianças. “Imagine a minha alegria quando vi mais de 100 mil livros meus nas escolas catarinenses”, relembra. Depois disso ele decidiu investir em pequenas editoras e que os livros fossem distribuídos gratuitamente, como forma de levar sua mensagem de fé e esperança. Os livros são focados nas áreas de política, história, ficção, teologia e literatura infanto-juvenil.  Ele estima que haja mais de 500 mil livros seus nas mãos dos catarinenses.

Ismael conta que, pela função de pastor de seu pai, acabou fazendo amizades e tem ligação afetiva com vários municípios nos quais viveu. Ele relata que nasceu em Blumenau, depois viveu dois anos em Canoinhas, três anos em Chapecó, quatro anos em Criciúma, sete anos em Lages, onde conheceu Denise, e um ano e meio em Itajaí, depois retornando a Blumenau, onde fez a carreira profissional e política.

CLIQUE AQUI e confira a Galeria de Fotos do especial Na Estrada com Ismael dos Santos.

Assista ao programa da TVAL Na Estrada com o deputado Ismael dos Santos:

Voltar