“Pegando gosto” com a tecnologia
Em 1994, quando Romildo Titon (MDB) foi eleito para o primeiro dos sete (até agora) mandatos de deputado estadual, a internet ainda engatinhava no Brasil. Mesmo os celulares eram artigos de luxo – e as pessoas costumavam esperar até a noite para fazer uma ligação telefônica com tarifa reduzida. Aliás, ainda era comum alugar linhas telefônicas fixas.
Nesta época, campanha política tinha que ter comícios grandiosos, corpo a corpo com a população e uma boa mala direta para envio de material aos cabos eleitorais nos mais profundos rincões de cada Estado. Isso porque não havia como chegar facilmente às pequenas cidades – e a presença de um correligionário era essencial.
Acostumado ao olho no olho, Titon vem se adaptando às novas ferramentas de comunicação disponíveis. “Tivemos que nos adaptar ao um novo formato de fazer política, criando outros meios de comunicação junto ao eleitor e tornando mais rápido e prático o contato”, explicou, ressaltando, no entanto, que a proximidade com seus eleitores ainda é sua principal ação.
Com apoio da assessoria, o deputado foi conhecendo aos poucos os recursos e os resultados positivos que se apresentavam. Com o passar do tempo, o próprio deputado foi, em suas palavras, “pegando gosto”, ao ver como estas ferramentas se tornavam essenciais para uma boa comunicação com quem estava longe e não conseguia acompanhar de perto o seu trabalho como parlamentar.
Mais acostumado agora com as facilidades que a moderna tecnologia proporciona nas comunicações, Romildo Titon tem gravado vídeos para postar em suas redes sociais. Ainda não são muitos, mas já chamam a atenção e agradam o parlamentar. O próximo passo é usar mais o telão para exibir vídeos em seus pronunciamentos em plenário ou mesmo transmitir o discurso ao vivo pela rede de computadores.