Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 11/02/2022

Carvão e turismo

Imprimir Enviar
Deputada Ada percorre a mina de carvão Octávio Fontana, que funcionou para exploração do minério e hoje está aberta à visitação

O carinho e orgulho que Ada sente por Criciúma ficam evidentes também na forma como ela apresenta a cidade a quem vem de fora. Na tarde do dia 19 de novembro de 2021 ela fez questão de alterar o seu roteiro de compromissos para apresentar à equipe de repórteres do projeto Na Estrada uma atividade que vem alterando o perfil da economia local: o turismo.

Em companhia de lideranças políticas e de assessores, ela percorreu a mina de carvão Octávio Fontana, que funcionou para exploração do minério até 1994 e agora é uma das quatro do mundo abertas exclusivamente para visitação pública, sendo a única na América Latina. As outras estão na Alemanha, África do Sul e Rússia.

Inaugurada em 2011, a atração permite percorrer o trajeto, de aproximadamente 300 metros, em uma mini locomotiva ou a pé. Todo o itinerário é acompanhado por um guia, atraindo turistas e também estudantes interessados na história da extração carbonífera e da cidade.

Na ocasião, a parlamentar, que na Assembleia Legislativa já atuou como vice-presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, relatou que já viu muitos amigos e conhecidos perderem a saúde, e até mesmo a vida, em decorrência da atuação na extração do carvão, atividade que também acarreta severos prejuízos ao meio ambiente.

Por isso, o turismo surge como uma importante alternativa para a economia da cidade, que já chegou a contar com 50 pontos de extração de carvão, atualmente todos desativados. A atividade mineradora prossegue, entretanto, nos municípios de Içara, Lauro Müller, Treviso e Urussanga.

Voltar