Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 29/04/2022

Atividade parlamentar e as articulações políticas

Imprimir Enviar
Mocellin atendeu a pedido da categoria da segurança pública para concorrer a deputado estadual

O coronel Onir Mocellin comandou o Corpo de Bombeiros Militar de 2015 até 2018, quando, atendendo manifestações da categoria, concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Foi eleito com 45.086 votos e tomou posse para a 19ª Legislatura (2019-2023). Atuou como soldado e cabo em Chapecó, e como bombeiro em Florianópolis e Itajaí, onde comandou o Litoral Norte, e depois assumiu como comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

“Foram 36 anos de efetivo serviço como bombeiro, incluindo o tempo do Exército e cabo da Polícia Militar. O meu projeto era voltar a dar aulas na faculdade, me especializar um pouco mais, mas o efetivo militar quase me requisitou para ser candidato em 2018. De início não aceitei, mas acabei aceitando entrar na disputa e foram seis meses de campanha que resultou na minha eleição”, relembra Mocellin. Ele avalia que muitas vezes as pessoas reclamam da política, só que não querem participar do processo. “Se você quer mudar algo, defender suas opiniões tem que ser protagonista das decisões do estado e da União.”

De acordo com o parlamentar, diariamente são de três a quatro reuniões com prefeitos, vereadores, representantes de entidades de classes, entre outros. “Nós representamos a população e quando não conseguimos resolver por meio de emendas parlamentares, que é um valor limitado, encaminhamos as demandas para o Executivo. Muitas vezes essas pessoas não tem acesso aos secretários, diretores e ao governo. Esse é o nosso trabalho de parlamentar, de participar de reuniões, conversar muito e fazer essa intermediação com o Executivo”, conclui.

Professor e militar
Onir Mocellin nasceu em São Miguel do Oeste, em 15 de maio de 1963 e é casado com Daniela de Oliveira Mocellin, pai de Priscila, Gabriela e Manuela. Formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Direito Ambiental pela Faculdade Avantis. Possui pós-graduação em Segurança Pública, especialização em Administração Pública, e mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, tendo atuado por muitos anos como professor universitário.

Na formação militar, realizou os cursos de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina (1984-1986), e de Mergulho, Salvamento em Altura e Salvamento Aquático (1987-2014). Na carreira, obteve patentes e exerceu os seguintes cargos: 3º sargento da reserva do Exército Brasileiro (1983); soldado e cabo da Polícia Militar (1983); coordenador do Serviço de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina - CBMSC (1997-2015); bombeiro comandante do Litoral Norte (1997-2013); diretor de Ensino do CBMSC (2013-2014); comandante da 1ª Região de Bombeiro Militar (2014-2015); comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (2015-2018).

Vida simples
Filho de Seu Nazareno e Dona Olga, nasceu em uma família de dez irmãos. Cresceu ajudando os pais na roça, plantando batata, feijão, soja e trigo. Também produziam leite. “De tudo um pouco”, relembra. Trabalhava em um período e no outro estudava. Nem sempre tinha transporte para ir ao colégio. Então caminhava por quase uma hora.

A rotina na lavoura terminou aos 17 anos, quando passou a trabalhar de servente de pedreiro. Depois, no comércio como empacotador e sorveteiro. Também foi locutor de rodoviária. Em 1983, mudou para Chapecó e formou-se no segundo grau. Neste mesmo ano, começou a carreira militar.

Voltar