Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 13/01/2022

Ações de amparo aos imigrantes

Imprimir Enviar
Atendimento para mapeamento de imigrantes em Roraima. FOTO: Caritas/Divulgação

A Cáritas Brasileira Regional de Santa Catarina, um “organismo” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que tem sua atuação no campo da ação social da igreja, atua há mais de 15 anos na área de migração e refúgio. Em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), vem desenvolvendo dois programas importantes de apoio aos imigrantes que chegam ao estado.

O programa denominado Caminhos de Oportunidades atua em três eixos. O primeiro deles é a qualificação profissional, oferecendo cursos profissionalizantes em parcerias com diferentes instituições de ensino, e oficinas com temáticas voltadas para os direitos trabalhistas, finanças, currículos e entrevista de emprego. O segundo eixo diz respeito à empregabilidade, a partir de sensibilização e busca de vagas de trabalho nas empresas. O terceiro é o eixo do empreendedorismo, que promoverá formação e apoio financeiro para abertura de pequenos negócios.

"A parceria da Rede Cáritas em Santa Catarina com a OIM para a integração profissional e geração de renda de migrantes venezuelanos e de países vizinhos possibilita um processo de inclusão saudável e digno para muitas famílias migrantes em situação de vulnerabilidade, agravada pelo contexto da pandemia”, destaca a assessora de Migrações e Refúgio da Cáritas Regional Santa Catarina, Isadora de Azevedo.

Ela explica a importância da integração socioeconômica dessa população. “É importante que o migrante não se sinta sozinho, desamparado, no país que está lhe dando acolhimento. Vamos oferecer ferramentas precisas para mostrar que todos podem ser produtivos.” O projeto, de acordo com Isadora, permite o recomeço para as pessoas que chegaram ao Brasil em busca de novas oportunidades. “A integração laboral possibilita que migrantes e refugiados tenham acesso a um trabalho digno, uma forma de geração de renda.”

Isadora diz que o projeto promove o diálogo com empresas e sensibiliza para a presença de migrantes e refugiados no estado. “Quando você perde a renda, você perde a capacidade de manter uma moradia. Imagine para essas pessoas que já chegam à situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.”

Outro importante programa desenvolvido pela Cáritas é o Europana, iniciativa apoiada pela Cáritas Suíça e financiada pela União Europeia. O programa visa auxiliar famílias migrantes em situação de vulnerabilidade e acompanha a reorganização social de famílias migrantes no estado de Santa Catarina.

“O Europana é um projeto de resposta emergencial e humanitária. Essas famílias de imigrantes estão em vulnerabilidade social e damos um apoio financeiro para elas terem autonomia para recomeçar.” Isadora salienta que é um programa de médio e longo prazo e que os imigrantes com este apoio terão os mesmos direitos e deveres dos brasileiros.

Para a assessora, a sociedade brasileira ganha com a vinda dos imigrantes porque eles trazem uma diversidade cultural que faz com que a sociedade evolua. “São pessoas como nós que querem se desenvolver, contribuir com a sociedade onde vivem.”

Voltar