Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 11/02/2022

A cidade onde deixou o umbigo

Imprimir Enviar
Deputada Ada de Luca dá sequência a uma longa tradição familiar de envolvimento na política em Criciúma e no estado

Com seu jeito espontâneo e extrovertido, Ada Faraco de Luca vai cumprimentando todos pelos quais passa na manhã do dia 19 de novembro de 2021, em seu trajeto para a prefeitura de Criciúma, onde vai comunicar a destinação de mais recursos para o município.

No quarto mandato como deputada estadual, ela dá sequência a uma longa tradição familiar de envolvimento no meio político do município e do estado, iniciada pelo bisavô, o padre italiano Rafael Faraco, que se estabeleceu no Brasil no ano de 1861 e atuou como deputado provincial e estadual em Santa Catarina. Seguindo a linha, o seu avô, Addo Caldas Faraco, foi quatro vezes prefeito de Criciúma, e o pai, Addo Vânio de Aquino Faraco, atuou como vereador, secretário de Estado e deputado estadual, sendo o primeiro parlamentar cassado durante a ditadura militar no estado de Santa Catarina.

O sobrenome de Luca veio da união com Walmor Paulo de Luca, falecido em 2019, que foi quatro vezes deputado federal por Santa Catarina e Constituinte de 1988. Dessa união vieram também as filhas, Fabiana e Giovana. A família de Ada é composta ainda pelas netas Catarina, Valentina e Paola.

Já no gabinete do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), ela fala das emendas que conseguiu viabilizar no orçamento estadual para obras e serviços para a cidade. “São 7 milhões e tanto que eu consegui para a nossa terra. Está bom?”, fala, de forma divertida.

Conforme explicou, os recursos vão proporcionar o atendimento de diversas demandas locais, nas áreas da saúde, educação e infraestrutura. “Nessa hora a gente se sente gratificada no mandato, porque tu tens como ajudar, tu tens como participar da vida da sociedade através dessas emendas que são proporcionadas para o parlamentar.”

Após agradecer a destinação dos recursos, Clésio Salvaro destacou o respeito e a atenção que Ada dedica às lideranças públicas e comunitárias do município, independentemente de filiação partidária. “Toda vez que a gente vai a Florianópolis, vai à Assembleia, é quase uma obrigatoriedade passar no gabinete da deputada Ada. Estando ou não no gabinete, sempre somos atendidos muito bem. Uma plataforma que o cidadão criciumense tem é o gabinete da deputada Ada de Luca, que tem nos atendido sempre com mão carinhosa.”

A resposta de Ada vem de forma espirituosa. “Salvaro trata bem e com carinho o povo de Criciúma, que é o meu povo, a minha gente, a cidade onde eu deixei o meu umbigo. Eu também tenho muito orgulho de ti, Salvaro, podes crer. Até pelo fato de que, no fundo, no fundo, siamo tutti italiani, tutti buona gente.”

Voltar