Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/11/2021 - 22h59min

Sessão solene marca os 70 anos de fundação da Viacredi

Imprimir Enviar
Homenageados n

A cooperativa de crédito Viacredi, com sede em Blumenau, recebeu na noite desta sexta-feira (19) uma homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelos 70 anos de fundação. A sessão solene ocorreu no Salão Célebre do Don Concept Hall, em Blumenau, por proposição do deputado Ivan Naatz (PL), que também foi o responsável pela condução da solenidade.

Fundada em 26 de novembro de 1951, a Viacredi surgiu como a cooperativa de crédito dos funcionários da Cia. Hering, com o nome de Credihering. Atualmente, a instituição é de livre admissão e conta com mais de 750 mil cooperados, presente em 25 municípios de Santa Catarina e do Paraná. A cooperativa administra mais de R$ 9 bilhões em ativos e conta com 1,9 mil colaboradores.

“A Viacredi é um orgulho da cidade de Blumenau”, afirmou Naatz. O parlamentar contou que, graças a um empréstimo na cooperativa, conseguiu concluir a residência em que morava quando era recém-casado. “Com esse capital, a gente pode sair de uma condição precária. E assim a Viacredi fez com muita gente nesses 70 anos. Muitos construíram e ampliaram seus imóveis com esses empréstimos.”

O deputado afirmou que a cooperativa teve papel importante no desenvolvimento econômico do Vale do Itajaí. Ele destacou que a instituição não se preocupa apenas com a distribuição de lucros, mas, principalmente, com a realização de sonhos, em especial das pessoas de menor renda. “Essa é uma homenagem do povo de santa Catarina, não é de um deputado, por tudo aquilo que a Viacredi construiu nesses 70 anos.”

Os dirigentes da Viacredi destacaram o aspecto social da instituição. O diretor administrativo Adelino Sasse afirmou que a comunidade reconhece a importância da cooperativa.

“Tanto que mais de 50% dos nossos cooperados vieram porque alguém indicou a Viacredi”, comentou. “Vamos continuar nesse movimento de unir as pessoas para proporcionar a inclusão da comunidade no sistema bancário. Com essa união e inclusão, que a gente possa transformar a vida de muita gente em Blumenau, em Santa Catarina e porque não no Brasil.”

Sergio Cadore, presidente do conselho administrativo, afirmou que ao longo dos 70 anos, a Viacredi cumpriu o propósito de unir as pessoas e transformar vidas por meio do cooperativismo. Ele agradeceu aos membros da diretoria da instituição pelo trabalho desenvolvido.

“Estamos presentes nas comunidades, promovendo desenvolvimento local, gerando progresso social a partir da economia colaborativa”, disse. “Quantas casas ajudamos a construir, quantos pequenos empreendedores cresceram conosco. São muito mais histórias e vidas impactadas do que nós podemos mensurar.”

O presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), Moacir Krambeck, que foi presidente da Viacredi, destacou o papel do cooperativismo na transformação das comunidades. “A missão da cooperativa é fazer as pessoas felizes, sejam elas quem forem, sem nenhuma discriminação, lembrar sempre que somos gente e gente tem que ser tratado como gente. Isso é ser cooperativa.”

O secretário André Espezim, que representou o prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt (Podemos), na solenidade, também ressaltou a importância da Viacredi para o crescimento do município. “Falar de Viacredi é falar de sonho, de oportunidade, de realização, de alegria”, disse.

Homenageados

  • Sergio Cadore, presidente do Conselho Administrativo da Viacredi
  • Carmem Ivanilda Pires, cooperada
  • Letícia Liane, colaboradora
  • Ricardo Luiz Tomaz, diretor
  • Daniela Vogel, comitê cooperativo
  • Marcelo Cestari, diretor
  • Adelino Sasse, diretor
Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar