Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/07/2014 - 17h14min

Prêmio da OAB reconhece melhores práticas a favor da educação na rede pública

Imprimir Enviar
Os dados mostram que 82% dos alunos convivem com o Bullyng, lamenta Ana Paula Travisani FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Santa Catarina vai reconhecer os bons exemplos a favor da educação, desenvolvidos nas escolas públicas da Grande Florianópolis. A primeira edição do “Prêmio Escola Exemplo” está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro, e vai premiar as três melhores ações que deram certo e continuam a colaborar para solucionar os principais problemas dentro do ambiente escolar.

A iniciativa nasceu de uma pesquisa realizada no último ano pela OAB com alunos de oito escolas na Grande Florianópolis. “Os dados mostram que 82% dos alunos convivem com o Bullyng. Entre os principais motivos estão as questões físicas (40%), seguido da orientação sexual”, explicou Ana Paula Travisani, presidente da Comissão Estadual OAB Vai à Escola.

Apesar de encontrarem problemas, o grupo da OAB identificou ações de combate aos problemas da rotina escolar em todas as unidades escolares visitadas. “Daí surgiu a ideia de premiar, reconhecer e divulgar as principais ações”, disse Ana Paula. A intenção é promover o prêmio todos os anos, com a possibilidade de estendê-lo a todo estado.

As primeiras colocadas receberão placas de homenagem e o apoio da OAB para divulgar suas práticas. O regulamento e as inscrições estão disponíveis aqui.

Participação dos pais
A Comissão OAB Vai à Escola promove palestras nas unidades de ensino voltadas a alunos, pais e professores. A ação foi retomada pela instituição em 2013 e é permanente, bem como os questionários aplicados aos alunos. “Apesar disso, não conseguimos realizar nenhuma palestra voltadas aos pais. Não foi solicitada, devido à baixa participação, segundo os diretores”, observou a presidente da Comissão.

“Porém, identificamos a tentativa de 50% das escolas de contato com esses pais em casos de ocorrência de bullyng, o que se mostrou uma grata surpresa”, revelou. Qualquer escola pode solicitar à OAB a realização das palestras que abordam o bullyng, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a responsabilidade no ambiente escolar.

 

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar