Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/11/2022 - 09h50min

Plenário analisará criação do Dia Estadual do Terapeuta Capilar e Tricologista

Imprimir Enviar
A Comissão de Saúde é presidida pelo deputado Neodi Saretta (PT).
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Vai para análise e votação do Plenário da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 16/2022, que cria o Dia Estadual do Terapeuta Capilar e Tricologista. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (8) pela Comissão de Saúde, que avaliou como pertinente a confirmação de um dia específico para valorizar os profissionais que atuam no setor.

Proposta pelo deputado Ivan Naatz (PL), a matéria especifica todo 7 de abril como a data a ser lembrada por ser o Dia Mundial da Saúde. De acordo com o texto, são “milhares de profissionais que atuam na terapia capilar e levam saúde para os seus clientes”. Relatado pelo deputado José Milton Scheffer (PP), o texto destaca que os procedimentos executados pelos profissionais homenageados “são voltados para a saúde física, psíquica e psicológica dos pacientes”.

O profissional tricologista, por sua vez, faz trabalho semelhante realizado pelo terapeuta capilar, porém, ele deve possuir uma graduação e uma pós graduação na área de tricologia clínica. Todo tricologista, explica o projeto de Lei, dependendo da sua graduação inicial pode utilizar de protocolos mais invasivos  para o tratamento das doenças do couro cabeludo e haste capilar, como é o exemplo dos injetáveis e prescrição de medicamentosos.

Esse profissional tem a capacidade técnica de realizar toda avaliação do couro cabeludo e haste capilar e desvendar quais as doenças capilares existentes em um paciente. Após a avaliação, é realizado a montagem de protocolo para devolver a fisiologia natural do couro cabeludo e fios. Observando os sintomas, esses profissionais elaboram um diagnóstico preciso e, a partir disso, orientam tratamentos direcionados.

A grande diferença entre os dois profissionais é a profundidade na área de atuação. Os tricologias são profissionais já formados em alguma área da saúde, sendo assim, aprofundam sua área de atuação e podem utilizar de outras ferramentas para o tratamento das disfunções capilares. O reconhecimento da profissão, bem como a criação de uma data correspondente a ela, injetará animo nos profissionais já existentes e trará confiança e credibilidade a todos, inclusive aos que adentrarão ao mercado da terapia capilar.

Outras aprovações
A Comissão de Saúde aprovou também dois requerimentos. O primeiro, da deputada Ana Carolina Campagnolo (PL), requer a realização de uma audiência pública para debater e buscar esclarecimentos sobre o Hospital e Maternidade Marieta Konder Borhausen. O evento está previsto para ocorrer na Câmara de Vereadores de Itajaí, em data a confirmar.

O segundo foi protocolado pelo presidente do colegiado, deputado Neodi Saretta (PT). O documento solicita a reserva para uso do Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright para o próximo dia 7 de dezembro, quarta-feira, no período das 18h às 22h, ao Conselho Estadual da Juventude (Conjuve-SC) e ao Departamento de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde para a realização do “Seminário da Violência e Juventude”.

Por fim, com pareceres favoráveis do deputado Nilso Berlanda (PL), foram aprovadas a concessão de títulos de utilidade pública estadual à Rede Feminina de Combate ao Câncer dos municípios de Orleans e Quilombo. As proposições foram feitas, respectivamente, pela deputada Ada de Luca (MDB) e do ex-deputado Jaksom Castelli.

Voltar