Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/07/2014 - 15h20min

No menor colégio eleitoral do estado, voto interfere até no namoro

Imprimir Enviar
Moradora de Santiago do Sul, Eduarda Borsoi, 16 anos, já tirou o título de eleitor. FOTOS: Solon Soares/Agência AL

Em Santiago do Sul, a cidade onde cada voto pode decidir uma eleição, os 20 adolescentes do último ano do ensino médio se preparam para ir às urnas pela primeira vez. Entre eles está Eduarda Borsoi, 16 anos. “A família deve ser o maior exemplo, mas na hora do voto, vou escolher de acordo com o que penso”, planeja a jovem.

O partidarismo acirrado é marca das famílias de Santiago do Sul, por isso da fala e a determinação de Eduarda. “O clima fica tenso. Tenho amigas que deixaram de se falar por causa da política”, observa a estudante. “Até na hora do namoro, a política está presente”.

Se em Santiago do Sul os políticos parecem estar muito próximos da população, esta não é a realidade de Joinville, a maior cidade de Santa Catarina que concentra 546.981 habitantes, segundo o IBGE. “A gente só é importante na época da eleição. Fora isso, a gente não tem valor”, desabafa Denis do Nascimento, operário da construção Civil.

O paulista de 29 anos vive há 17 em Joinville. “Procuro conhecer os candidatos pelo telejornal. Voto naqueles que ainda não chegaram lá”. Apesar de ter estratégia, o jovem desaprova a política e os políticos no país. “Não dependo da política para viver. Se dependesse de mim, não votaria em ninguém”.

A televisão também é o principal canal de comunicação da pescadora Marta de Borba, 31 anos. Mãe de três filhos, Marta procura acompanhar a propaganda política para conhecer os candidatos. A proximidade com eles também é fator determinante para a escolha nas urnas.

“Para mim o mais importante é a saúde. Faltam médicos e principalmente pediatras. Procuro escolher quem diz que vai fazer mais pela saúde”. Marta tem consciência do voto e afirma que faz questão de comparecer no dia da eleição. “Se a gente não vota, outras pessoas vão decidir por nós”, avalia.

Eleições 2014 na Agência AL
A partir desta semana, a Agência AL, em parceria com a Rádio AL e a TVAL, veiculará reportagens especiais sobre as Eleições 2014. As matérias vão abordar assuntos como o voto biométrico, a participação feminina no processo eleitoral, os preparativos da Justiça Eleitoral para o dia da votação, entre outros. Todo o material produzido pela equipe da Agência AL, incluindo imagens e infográficos, está disponível para uso editorial.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar