Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/06/2013 - 13h34min

Município de Itajaí prepara a 31ª edição da Festa Nacional do Colono

Imprimir Enviar
Sessão Ordinária - Plenário Osni Régis

O segundo maior evento popular do município de Itajaí, a Festa Nacional do Colono, considerada uma das maiores homenagens ao homem do campo em Santa Catarina, já iniciou os trabalhos de divulgação da 31ª edição que acontece de 25 a 28 de julho, no Parque do Agricultor Gilmar Graf, na comunidade rural da Baía. O secretário de Agricultura  e do Desenvolvimento Rural do município, Arthur de Jesus, acompanhado da rainha Neuziane Testoni e as princesas Josiane Marques e Anelise Jonck, estiveram na Asselbleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (27), para convidar os parlamentares e a sociedade geral a prestigiar a festividade.

Com inúmeras atrações previstas para os quatro dias de festa, o evento apresenta a 20ª Mostra de Gado Geral, 20ª Expofeira de Gado Leiteiro, 14ª Feira e Mostra de Animais Pequenos e Exóticos, 17ª Exposição Tecnológica, 17ª Expofeira Agroindustrial, 17º Festival de Música Sertaneja, além de apresentações culturais, bailes, café colonial, feira de artesanato e os shows nacionais de Fabiano Brune, Tchê Garotos e Teodoro & Sampaio, marcando também os 153 anos de Itajaí.

De acordo com o secretário, a Exposição Agropecuária, apontada como um dos maiores atrativos da festa este ano, deve contar com a participação de expositores de 22 cidades catarinenses, reunindo cerca de 360 animais de grande porte, gado de corte e leite. “Altamente conceituada, a exposição integra o ranking das raças Limousin e Jersey. Já em relação aos animais de pequeno porte, devem estar expostos ao todo aproximadamente 150 animais, de 17 criadores. Espécies exóticas, como minivacas e minipôneis, estão confirmadas”.

Outro destaque importante fica para a Exposição Tecnológica, que este ano vai englobar duas palestras técnicas sobre o Código Florestal Brasileiro e sobre hortaliças, e a mostra do trabalho que a Epagri desenvolve nas áreas de pesquisa e extensão rural, especialmente com a assistência técnica prestada aos produtores rurais familiares. “A festa cresceu e evoluiu sem perder o seu objetivo principal, de oferecer oportunidades de aprendizado para os produtores rurais itajaienses com o acesso às novas tecnologias de produção agrícola, graças à parceria com as entidades de pesquisa do setor, a Epagri e a Cidasc”, observa Arthur.

Segundo ele, o evento em 2013 preparou ao colono, principal personagem da festividade, uma novidade. Em reconhecimento ao seu trabalho, os organizadores optaram em utilizar cores como o marrom, que representa a terra, o verde, a fertilidade, e o azul, que simboliza a água que irriga toda a terra, para ilustrar o material de divulgação.

Programação
- 4º Desfile Rural – 20 de julho
- 20º Mostra de Gado Geral
- 20ª Expo-feira de Gado Leiteiro
- 18º Torneio de Gado Leiteiro
- 14ª Mostra de Ovinos
- 14ª Feira e Mostra de Animais Pequenos e Animais Exóticos
- 17ª Exposição Tecnológica
- 15º Encontro da Família Agricultora
- 20º Concurso de Pratos Típicos
- 17ª Expofeira Agroindustrial
- 13ª Feira Industrial
- 17º Festival de Música Sertaneja
- Parque de diversões
- Voo Panorâmico
- Palestras técnicas
- Feira de Artesanato
- Exposição da Cultura Colonial
- Feira de Mudas Frutíferas e Ornamentais
- Apresentações culturais, bailes e shows
- Shows nacionais

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar