Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
14:00
Ao vivo

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/10/2018 - 00h28min

Jaraguá do Sul sedia o Parajasc 2018 até domingo (14)

Imprimir Enviar
O paratleta Vinícius Quadros acende a pira com o fogo simbólico dos 14º Parajasc, em Jaraguá do Sul
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Jaraguá do Sul, no Norte do estado, sedia até domingo (14) a 14ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). A cerimônia de abertura foi realizada na noite desta quarta-feira (10), na Arena Jaraguá, com a presença de atletas dos 46 municípios que participam das disputas.

Conforme os organizadores, mais de 1,7 mil paratletas vão disputar 11 modalidades, espalhadas por 13 locais de competição. Em torno de 200 pessoas estão envolvidas na organização do evento, entre profissionais da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), da Prefeitura de Jaraguá do Sul, árbitros, dirigentes e voluntários.

O município teve que organizar a competição em tempo recorde: 60 dias. Até agosto, Itajaí estava definida como sede do Parajasc, mas desistiu. Jaraguá do Sul foi consultada e aceitou o desafio.

"Conseguimos organizar tudo de forma rápida e eficiente. Estamos de braços abertos para receber as delegações de todo o estado", afirmou o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. "Mostramos também que, com a infraestrutura que temos, somos capazes de sediar grandes eventos."

A presidente da Fesporte, Natália Lúcia Petry, destacou o empenho do município em organizar o Parajasc em tempo recorde. Ela ressaltou que os jogos para paratletas, cuja primeira edição foi disputada em 2005, transformaram-se em um evento consolidado, que serve de referência para o paradesporto em todo o Brasil. "Esperamos que Jaraguá possa realizar os Parajasc mais marcantes da história do nosso estado", afirmou.

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que é de Jaraguá, representou a Assembleia Legislativa no evento desta quarta. Para ele, o Parajasc representa uma evolução no respeito às pessoas com deficiência, ao estimular as potencialidades dos atletas, a socialização deles, além da superação das dificuldades. "Os investimentos em eventos paradesportivos são mais um importante instrumento para a inclusão das pessoas com deficiência e em acessibilidade", disse o parlamentar.

Na cerimônia de abertura, o público pode acompanhar a execução do Hino Nacional pelo coral da Apae de Jaraguá do Sul, além da dança germânica Tanz Folge com o grupo de dança da Apae e do grupo de dança do Colégio Evangélico de Jaraguá. A pira com o fogo simbólico do Parajasc foi conduzido pelos paratletas de Jaraguá do Sul Alex Pereira de Carvalho e Vinícius Quadros.

As disputas do Parajasc 2018 começam nesta quinta (11), em 10 modalidades: atletismo DA (deficiência auditiva) e DI (deficiência intelectual), basquete DI, bocha paralímpica, bocha raffa vollo DA, DI e DF (andante e cadeirante) e futsal DA e DI.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar