Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/03/2020 - 13h22min

Semana dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é criada

Imprimir Enviar
Voluntária do Movimento Nacional ODS em SC, Katiane Vieira, deputado Rodrigo Minotto e voluntários da ONG
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Santa Catarina assumiu oficialmente compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de 17 medidas que incluem erradicação da pobreza, igualdade de gênero, consumo e produção responsáveis e redução das desigualdades. O governador Carlos Moisés da Silva sancionou lei aprovada na Assembleia Legislativa que cria a Semana do ODS, a ser comemorada anualmente na semana que incluir o dia 25 de setembro.

Depois de aprovar o projeto que deu origem à lei, o deputado Rodrigo Minotto (PDT) revelou que agora pretende criar uma frente parlamentar em defesa dos ODSs. “Esse grupo, em conjunto com a coordenação estadual dos ODSs, vai fazer a divulgação por todo o Estado.”

O deputado defendeu que a Assembleia Legislativa se torne protagonista na disseminação destas ideias. “Estarmos próximos das pessoas, transmitir esses conhecimentos e essas informações são de fundamental importância para que a gente possa fazer do nosso Estado um Estado cada vez mais inovador”, afirmou o parlamentar.

Eixos de sustentabilidade
O conjunto de objetivos foi assinado em 2015 por 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). “O Brasil foi fundamental na articulação dessa agenda”, afirmou Katiane Vieira, voluntária do Movimento Nacional ODS em Santa Catarina. Segundo Katiane, a agenda reúne esses 17 objetivos fundamentados em três eixos de sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Katiane celebrou a promulgação da lei por entender que a participação do poder público amplia o alcance do trabalho. “Os 17 objetivos são coisas que podemos aplicar no nosso dia a dia sim, mas precisamos também de políticas públicas para termos um resultado muito maior”, disse Katiane. “Por isso foi muito importante essa parceria que o Minotto trouxe, para que a gente possa fazer ações e disseminar cada vez mais as ações desta agenda.”

A voluntária destacou que uma das etapas da agenda é “a internalização, que é você trazer, abraçar, se apropriar dessa agenda para conseguir fazer ações para transformar esse mundo”. Segundo Katiane, a agenda não fala apenas de ações a serem resolvidas por políticas públicas. “Ele fala como você reduzir a quantidade de lixo na sua casa, a quantidade de água que você consome, ou de energia ou de ter a responsabilidade de levar seu filho para o colégio.”

Conheça os 17 objetivos

1 – Erradicação da pobreza

2 - Fome zero e agricultura sustentável

3 – Saúde e bem-estar

4 – Educação de qualidade

5 – Igualdade de gênero

6 – Água potável e saneamento

7 – Energia acessível e limpa

8 – Trabalho decente e crescimento econômico

9 – Indústria, inovação e infraestrutura

10 – Redução das desigualdades

11 – Cidades e comunidades sustentáveis

12 – Consumo e produção responsáveis

13 – Ação contra a mudança global do clima

14 – Vida na água

15 – Vida terrestre

16 – Paz, justiça e instituições eficazes

17 – Parcerias e meios de implementação

 

Voltar