Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/08/2013 - 14h50min

Comissão de Transportes apoia iniciativa em prol da mobilidade urbana

Imprimir Enviar

O tema Mobilidade Urbana, debatido atualmente na sociedade devido ao crescimento rápido das cidades em descompasso com a infraestrutura disponível, tanto para a mobilidade quanto para a acessibilidade, foi abordado durante a reunião da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, presidida pelo deputado Reno Caramori (PP), na noite desta terça-feira (27).

A reunião contou com a presença dos deputados Renato Hinnig (PMDB), Carlos Chiodini (PMDB), Maurício EskudlarK (PSD) e da coordenadora da 1ª Circunferência Sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis, Claudia Beatriz Campanella.


De acordo com Hinnig, o Legislativo vai promover uma ampla programação com diferentes eventos a serem realizados a partir do dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro. “As atividades serão elaboradas por um grupo de servidores da casa em parceria com várias entidades envolvidas com o tema. Queremos propor ações e fazer com que efetivamente ocorra a mobilização necessária para que todos os agentes vinculados ao tema, como governo do estado e as prefeituras, participem do debate buscando formatar políticas públicas adequadas a serem implementadas”, destacou.

Na ocasião, Claudia explicou que a iniciativa é uma forma de estimular a participação dos jovens, as maiores vítimas dos problemas de segurança no trânsito e da baixa oferta de soluções para o exercício da mobilidade. “O evento acontece no dia 22 de setembro, das 10 às 18 horas, no campus da UFSC e será formado por 12 circunferências, cada uma abrigando diferentes atividades. Os visitantes poderão conhecer projetos de tecnologia relacionados ao trânsito, observar exposições, participar de debates com especialistas e praticar direção defensiva em equipamentos de simulação que imitam situações de risco para carros, motos e bicicletas, entre outras atrações. A data escolhida é oportuna para fortalecer o Dia Mundial Sem Carro”, revelou.

Segundo ela, a iniciativa é da organização Ritmos das Cidades - Rede pró Infraestrutura, Trânsito, Mobilidade e Segurança, conta com o apoio das entidades Mobfloripa, Floripa Quer Mais, Moto Repórter e o Grupo de Estudos para a Mobilidade e Sustentabilidade Urbana da Grande Florianópolis (Gemurb-UFSC).

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar