Comissão de Proteção Civil abre os trabalhos e aponta prioridades para 2021
Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (9) abriu oficialmente os trabalhos da Comissão de Proteção Civil para a 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Na ocasião, os deputados Jerry Comper (MDB) e Milton Hobus (PSD), eleitos, respectivamente, para os cargos de presidente e vice-presidente do colegiado, apontaram as prioridades para o ano de 2021.
Em seu primeiro pronunciamento, Comper destacou a importância do setor de proteção civil para o estado, frequentemente assolado por eventos climáticos adversos, e da experiência de Hobus para a condução dos trabalhos no âmbito do colegiado.
“A Defesa Civil de Santa Catarina é referência nacional e isso se deve ao grande trabalho realizado lá atrás, quando Hobus deixou a prefeitura de Rio do Sul, na qual por oito fez um grande trabalho, e assumiu a Secretaria de Estado da Defesa Civil, onde implantou um ritmo muito importante.”
Entre as primeiras iniciativas, ele apontou ações que visem minorar os efeitos das rotineiras estiagens que assolam a região Oeste do estado. O parlamentar revelou que inclusive já vem participando de reuniões entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), e o governador Carlos Moisés, para tratar do tema.
Já Milton Hobus, que já presidiu a Comissão de Proteção Civil por dois anos, comprometeu-se a apoiar Comper e disse que atuará para reforçar o sistema de prevenção a inundações na região do Vale do Itajaí.
“A Defesa Civil para nós, lá do Alto Vale, é muito cara e [Jerry Comper] pode contar conosco para auxiliá-lo em tudo aquilo que for possível, porque temos grandes missões. E uma delas é a continuidade do projeto de prevenção a cheias no Vale do Itajaí, cujas barragens devem continuar. Essa, com certeza, vai ser a nossa grande luta, e também dar suporte para que o Estado consiga, diante de tantos desastres que acontecem aqui em Santa Catarina, estender a mão na hora certa para o povo.”
Ao final, o deputado Volnei Weber (MDB) comentou a eleição dos dois parlamentares para o comando da comissão. “Foi acertada a escolha de deputados do Vale do Itajaí, região mais assolada e sempre mais presente nos noticiários sobre problemas climáticos naturais. Sucesso a vocês. Que não tenhamos muito trabalho, mas, se isso acontecer, tenho certeza que em questão de planejamento vocês vão trabalhar muito bem.”
Também integram a Comissão de Proteção Civil os deputados Maurício Eskudlark (PL), Jessé Lopes (PSL), Fabiano da Luz (PT), e Sérgio Motta (Republicanos).
Agência AL