Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/12/2014 - 16h20min

Câmara realiza solenidade pelo centenário de Jorge Lacerda

Imprimir Enviar
FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

Na manhã desta terça feira (16) a Câmara Federal, em sessão solene no auditório Nereu Ramos, prestou sua homenagem pelo centenário do ex-deputado e ex-governador de Santa Catarina, Jorge Lacerda. A sessão foi aberta pelo deputado federal Onofre Santo Agostini (PSD/SC) em nome do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), que fez questão de enviar seu discurso e que foi lido pelo deputado Onofre. No discurso, o presidente ressaltou a importância da homenagem para manter viva a memória de Lacerda. “Sua riqueza humana e força moral serão sempre lembradas pelo seu povo”, exaltou.

Para ilustrar a solenidade a Câmara também expôs os painéis criados para a comemoração do centenário de Jorge Lacerda na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A exposição, que deve ficar até o final da semana no Espaço do Servidor da Câmara, conta, em 20 painéis de 1,70m de altura, a trajetória de vida de Lacerda. Por meio de fotos, citações e discursos reproduzidos nos painéis, a história de Lacerda é narrada desde a chegada de seus pais em Paranaguá, no Paraná, até o fatídico acidente aviatório em 1958 que vitimou, além do governador, o ex-presidente Nereu Ramos, o deputado Leoberto Leal e outros 18 tripulantes do Convair 440, em São José dos Pinhais (PR).

O deputado federal Esperidião Amim (PP/SC), proponente da sessão, assumiu a presidência do ato de homenagem após o deputado Onofre deixar o auditório. Em seu discurso, definiu Jorge Lacerda como um homem bom que procurou humanizar a política. “Ele era capaz de estar em casa com os mais simples e também com as personalidades mais influentes da república. Ele procurou inovar e empreender. E esse traço permanece até os dias de hoje na vocação do estado de Santa Catarina”.

Antes de deixar a sessão, o deputado Onofre ressaltou Jorge Lacerda como um dos homens públicos mais corretos da política catarinense. “O Brasil inteiro tem que prestar essa homenagem a Jorge Lacerda, ainda mais nesse momento dramático que vive o país. Nesse momento em que a classe política está desmoralizada, essa sessão solene acende a esperança quando ouvimos falar de um homem como ele foi”, lembrou o deputado.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), também prestou sua homenagem em nome do legislativo catarinense. O deputado ressaltou o caráter visionário do ex-governador que teve influência decisiva no desenvolvimento do estado e particularmente o sul de Santa Catarina com a implantação da Sociedade Termelétrica de Capivari (Sotelca), hoje Termoelétrica Jorge Lacerda. “É muito importante celebrar a vida e a obra de um homem público que em menos de dois anos no comando do executivo do nosso estado tanto realizou. Lá no sul do estado foi o que mais marcou, principalmente pelos grandes empreendimentos, não só na utilização do carvão como matéria prima para a produção de energia, mas também pela sua preocupação com a saúde das pessoas”, destacou.

Além dos deputados, também compuseram a mesa da solenidade as filhas de Jorge Lacerda , Zoê e Cristina Lacerda, e o ex-ministro do planejamento dos governos Ernesto Geisel e Emílio Medici, João Paulo dos Reis Velloso. O ministro foi secretário particular de Lacerda entre os anos de 1951 e 1952, e fez questão de pontuar o que ele considerou como as “grandes realizações nacionais” do então deputado. “Criação do suplemento Letras e Artes do Jornal A Manhã. Autoria do projeto de doação de verba para a construção do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Autoria do projeto de lei que criou o Instituto Nacional de Cinema e também a autoria do PL do Plano Nacional do Carvão”.

O presidente do Instituto de História e Geografia de Santa Catarina, Augusto César Zeferino, também discursou na homenagem e foi pontual em sua colocação sobre a preocupação de Lacerda com a educação. “Antes tínhamos Jorge Lacerda, hoje temos uma situação diferente”, lamentado a atual condição do ensino no país. A sessão ainda teve os pronunciamentos do senador Casildo Maldaner (PMDB/SC) e do deputado federal Edinho Bez (PMDB/SC), que qualificaram o homenageado como “exemplo de honestidade, que nos inspira pelo seu legado”. O jornalista Moacir Pereira, que lançou novamente a obra “Jorge Lacerda: jornalista, humanista e estadista”, e o neto do governador, Roberto Lacerda Westrupp, também ocuparam a trubuna. Todos destacaram o caráter humanista e visionário do político, que privilegiou questões estruturais para o desenvolvimento do estado e da nação, principalmente na educação, na cultura e na infraestrutura. Cristina, filha mais nova de Lacerda, se emocionou ao lembrar do pai e, comovida, fez questão de lembrar do caráter austero do ex-governador, que deixou como herança um apartamento financiado e o orgulho do nome Lacerda.

Na Câmara Federal
Jorge Lacerda foi por duas vezes deputado federal de 1950 a 1956, quando a capital do país ainda era no Rio de Janeiro. Como deputado e depois como governador de Santa Catarina ajudou na articulação para que o estado fornecesse alimentos das indústrias de Joinville, madeira do norte e oeste do estado, azulejos de Criciúma e geradores de Joaçaba para a construção de Brasília.

A solenidade foi prestigiada pelos prefeitos Everaldo dos Santos, de Laguna, Márcio Búrigo, de Criciúma, e Ademir Magagnin, de Cocal do Sul, além do vice-prefeito de Florianópolis, João Antônio Heinzen Amin Helou, e o embaixador da Grécia, Dimitri Alexandrakis.


 

Giovanni Kalabaide
Agência AL

Voltar