Assembleia Legislativa homenageia atletas olímpicos e paralímpicos
A Assembleia Legislativa realizou, na noite de segunda-feira (28), sessão especial em homenagem aos catarinenses que atuaram nos Jogos Rio 2016. O proponente da solenidade, deputado Mário Marcondes (PSDB), destacou a importância de reconhecer o esforço e valorizar o esporte catarinense. Os Jogos Olímpicos 2016 contaram com a participação de 15 atletas de Santa Catarina, de oito diferentes modalidades. Nos Jogos Paralímpicos, o estado foi representado por 12 atletas.
Os atletas catarinenses não conseguiram trazer medalhas das Olimpíadas, mas conquistaram quatro medalhas de bronze nas Paralimpíadas. Mário Marcondes disse que a sessão especial foi proposta para incentivar o esporte e como chamamento ao governo do Estado e ao governo federal para que se invista mais em esporte. “Esta sessão de hoje é um reconhecimento da sociedade catarinense aos atletas, medalhistas ou não, que levaram o nome de Santa Catarina e o nome do Brasil a todo o mundo.” Ele defendeu a criação de novas políticas na área de esporte e maior valorização da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), assim como dos atletas catarinenses.
Representando a coordenação técnica e arbitragem que atuaram nos Jogos Rio 2016, Ana Maria Teixeira destacou que a participação de Santa Catarina foi muito representativa. “Já tínhamos tradição no esporte olímpico e, nos últimos 13 anos, com o trabalho da Fesporte com o paradesporto, também tivemos uma participação representativa no paradesporto. A participação vem se ampliando não só com atletas, mas também com técnicos, coordenadores, parte de arbitragem, classificação funcional, com a gestão também do esporte, e isso tem ampliado o número de pessoas envolvidas com o esporte.” Ela frisou que é importante aproveitar a experiência desses profissionais e preparar as novas gerações, pois um novo ciclo já começou.
Estreante em olimpíadas, o atleta Rodrigo Faustino, goleiro da seleção de hóquei sobre a grama, relatou que foi uma experiência incrível representar o Brasil e participar do maior evento esportivo do mundo. Ele, que atua em uma modalidade esportiva pouco difundida no Brasil, lamentou a falta de apoio, que dificultou muito a preparação dos atletas. “Nosso principal objetivo era fazer um bom papel e despertar o interesse das novas gerações para que o esporte seja difundido. Para o pouco apoio que tivemos, a visibilidade foi boa e a participação foi proveitosa.” Foi a primeira vez que uma equipe brasileira de hóquei sobre a grama conquistou uma vaga em uma olimpíada.
O ciclista Soelito Gohr falou durante a solenidade em nome dos atletas paralímpicos. “Foi uma experiência muito gratificante representar o país e Santa Catarina e esta homenagem nos valoriza. Eu participei dos Jogos Olímpicos em Londres e em Pequim, e aqui no Brasil foi bem valorizado e divulgado, não perdemos em nada para outros países. Espero levar a sementinha do esporte catarinense e apoiar novos talentos”, afirmou. Pessoalmente, o ciclista disse que enfrentou uma competição difícil, que não o favoreceu na conquista da tão sonhada medalha, mas deixa o legado de ter participado da Paralimpíada e feito o melhor possível.
Os paratletas catarinenses que conquistaram medalhas foram Talisson Glock e Matheus Reine (ambos com bronze na natação) e Bruna Costa Alexandre, que conquistou duas medalhas de bronze no tênis de mesa.
Homenageados
Atletas paralímpicos
- Heitor de Oliveira Sales, modalidade atletismo
- Sheila Finder, modalidade atletismo
- Flávio Reitz, modalidade atletismo
- Bruna Costa Alexandre, modalidade tênis de mesa
- Danielle Rauen, modalidade tênis de mesa
- Josiane Dias de Lima, modalidade remo
- Soelito Gohr, modalidade ciclismo
Atletas olímpicos
- Felipe Almeida Wu, modalidade tiro esportivo
- Emerson Duarte, modalidade tiro esportivo
- Rosane Sibele Budag, modalidade tiro esportivo
- Júlio Antônio de Souza e Almeida, modalidade tiro esportivo
- Darlan Romani, modalidade atletismo
- Jonathan Rieckmann, modalidade atletismo
- José Alessandro Bernardo Baggio, modalidade atletismo
- Moacir Zimmermann, modalidade atletismo
- Natália Zilio Pereira, modalidade voleibol
- Jéssica Sayonara Maier, modalidade ginástica rítmica
- Bruno Bitencourt Paes, modalidade hóquei sobre grama
- Lucas Moreira Duarte Paixão, modalidade hóquei sobre grama
- Paulo Roberto Batista Júnior, modalidade hóquei sobre grama
- Murilo Antônio Fischer, modalidade ciclismo
Técnicos e árbitros
- Ana Maria Teixeira, representando as comissões técnicas
- Kelly Christina Schutz, representando equipe de arbitragem
Agência AL