Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/05/2016 - 12h37min

Alesc lança campanha “Todos somos iguais porque somos diferentes”

Imprimir Enviar

 A Assembleia Legislativa de Santa Catarina lançou no último domingo (8) a campanha institucional “Todos somos iguais porque somos diferentes”. Com personagens e histórias reais, os três filmes produzidos com narrativa lúdica e estética cinematográfica mostram o perfil de pessoas consideradas “diferentes”. A abordagem supera o senso comum ao apresentar protagonistas com síndrome de Down, albinismo e nanismo sem sequer mencionar as deficiências.

A proposta é retratar pessoas comuns, expondo suas diferenças de uma maneira descontraída e respeitosa, sem estereótipos e tabus. A mensagem que a campanha traz à tona é que são as diferenças que nos tornam iguais. A intenção é abrir espaço para debates sobre acessibilidade, oportunidades no mercado de trabalho, tecnologia assistiva, preconceitos, e outros assuntos relacionados. “Mostrar as diferenças é fazer prevalecer a igualdade. Todos têm que ser aceitos pela sociedade como cidadãos plenos”, disse o presidente do Parlamento catarinense, deputado Gelson Merisio (PSD).

A ideia de um manifesto em favor da igualdade foi inspirada na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146, de 6 de julho de 2015). A legislação é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, visando à inclusão social e cidadania.

De acordo com os idealizadores da campanha, a pesquisa feita sobre o tema resultará em um documentário, com depoimentos dos protagonistas e de seus familiares, além de educadores e autoridades no assunto.

O primeiro filme da campanha “Todos somos iguais porque somos diferentes” conta a história de Cíntia, a trigésima primeira mãe do mundo com Down a gerar um filho sem a síndrome. A produção é de responsabilidade da agência Marcca.

 

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar