Alesc enaltece os 200 anos da Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos, de Porto Belo
FOTO: Solon Soares/Agência AL
A Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos, um dos mais importantes patrimônios históricos de Porto Belo, completa 200 anos de fundação. A data festiva foi destaque na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (31). A convite do deputado Emerson Stein (MDB), o Padre Antônio Luiz Schmitt, pároco da igreja, e o arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, falaram aos deputados sobre o papel fundamental da edificação na vida da comunidade local.
“Sentimo-nos muito honrados e agradecidos por esse reconhecimento. E acreditamos que podemos continuar a história com esperança e coragem. Queremos também manifestar alegria de estarmos aqui nesta Casa, onde, de forma muito ampla, chega em todo o estado essa homenagem”, agradeceu o Padre Antônio Luiz Schmitt.
“Uma sociedade se constrói com instituições. No formar o cidadão, formar a comunidade, nenhuma instituição é tão forte e tão necessária quanto a instituição religiosa. O sentimento religioso congrega, dá direção à vida das pessoas. E Porto Belo, além da sua beleza natural, também tem uma igreja muito importante, uma igreja histórica, que tem cumprido a missão de educar gerações durante esses anos”, ressaltou o arcebispo de Florianópolis.
O proponente da homenagem, deputado Emerson Stein, destacou a importância da igreja para a cidade e para a população de Porto Belo. “A construção da Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos foi viabilizada pelas doações da comunidade evidenciando o engajamento e a devoção dos moradores. Em 1998, foi tombada pela Fundação Catarinense de Cultura reconhecendo sua importância e a necessidade da preservação de suas características originais”, salientou.
Também se manifestaram parabenizando a paróquia os deputados Antídio Lunelli (MDB), Mário Motta (PSD), Tiago Zilli (MDB), Volnei Weber (MDB) e Fernando Krelling (MDB).
AGÊNCIA AL