Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/10/2024 - 10h38min

Alesc enaltece os 200 anos da Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos, de Porto Belo

Imprimir Enviar
Homenagem do Parlamento aos 200 anos da Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos.
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos, um dos mais importantes patrimônios históricos de Porto Belo, completa 200 anos de fundação. A data festiva foi destaque na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (31). A convite do deputado Emerson Stein (MDB), o Padre Antônio Luiz Schmitt, pároco da igreja, e o arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, falaram aos deputados sobre o papel fundamental da edificação na vida da comunidade local.

“Sentimo-nos muito honrados e agradecidos por esse reconhecimento. E acreditamos que podemos continuar a história com esperança e coragem. Queremos também manifestar alegria de estarmos aqui nesta Casa, onde, de forma muito ampla, chega em todo o estado essa homenagem”, agradeceu o Padre Antônio Luiz Schmitt.

“Uma sociedade se constrói com instituições. No formar o cidadão, formar a comunidade, nenhuma instituição é tão forte e tão necessária quanto a instituição religiosa. O sentimento religioso congrega, dá direção à vida das pessoas. E Porto Belo, além da sua beleza natural, também tem uma igreja muito importante, uma igreja histórica, que tem cumprido a missão de educar gerações durante esses anos”, ressaltou o arcebispo de Florianópolis.

O proponente da homenagem, deputado Emerson Stein, destacou a importância da igreja para a cidade e para a população de Porto Belo. “A construção da Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos foi viabilizada pelas doações da comunidade evidenciando o engajamento e a devoção dos moradores. Em 1998, foi tombada pela Fundação Catarinense de Cultura reconhecendo sua importância e a necessidade da preservação de suas características originais”, salientou.

Também se manifestaram parabenizando a paróquia os deputados Antídio Lunelli (MDB), Mário Motta (PSD), Tiago Zilli (MDB), Volnei Weber (MDB) e Fernando Krelling (MDB).

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar