Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/08/2021 - 16h30min

Vale do Itapocu: Dr. Vicente comemora criação da 17ª Regional de Saúde de SC

Imprimir Enviar
deputado Dr. Vicente e secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro, no anúncio em Jaraguá do Sul

Nova regional engloba população de 315 mil pessoas e trará mais agilidade e precisão nas decisões de saúde pública

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e o secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro, estiveram em Jaraguá do Sul na terça-feira (24) para anunciar a criação da 17ª Regional de Saúde. O fato foi destacado no plenário da Assembleia Legislativa pelo parlamentar. A demanda era uma reivindicação do deputado e da comunidade do Vale do Itapocu.

Na tribuna, Dr. Vicente afirmou que a medida, que desvincula a região da Regional de Saúde Nordeste com sede em Joinville, garantirá mais autonomia nas decisões que levaram em conta a realidade da região. “Muda o destino de vários tipos de decisões, como ter mais vacinas, especialidades médicas, saber abrir e fechar no caso de pandemias. Regiões grandes demais têm muitos conflitos devido às diferenças regionais. Quem ganha é o cidadão, já que problemas de saúde pública serão resolvidos de forma muito mais rápida”, explicou Dr. Vicente.

Um exemplo de como a mudança pode impactar diretamente a região pôde ser vista durante a pandemia. Mesmo Jaraguá do Sul apresentando dados melhores de controle da Covid-19, aparecia no mapa epidemiológico com risco gravíssimo e era obrigada a cumprir normas sanitárias mais restritivas. Isso se devia ao fato de estar incluída na Regional Nordeste, que englobava 16 municípios e entre os quais alguns, como Joinville, tinha índices de contágio e de ocupação de UTI elevados. Com a criação de uma nova regional de saúde, a realidade da região do Vale do Itapocu será vista de forma isolada para a tomada de medidas sanitárias.

Regional de Saúde do Vale do Itapocu
A nova regional de saúde foi anunciada em ato realizado no Hospital e Maternidade Jaraguá.  Denominada Regional de Saúde do Vale do Itapocu, terá como sede a cidade de Jaraguá do Sul e será composta também pelos municípios de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder. Juntos, esses municípios têm população aproximada de 315 mil pessoas.

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou que a decisão pela criação e instalação da Regional de Saúde do Vale do Itapocu atende a um pleito da região e visa regionalizar a saúde pública com qualidade aos cidadãos catarinenses. A medida foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Nos próximos dias, questões burocráticas como a formação da equipe e a estruturação física da nova regional estarão sendo implementadas.

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB

(48) 99127 8540


 

 

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar