Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/08/2021 - 16h33min

Paulinha participa em Joinville de debate sobre exploração de petróleo

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha

A quinta amanheceu com “o pé na estrada" para a deputada Paulinha (sem partido), que cumpre agenda em Joinville, no Norte catarinense.

Na maior cidade do estado, com 597.658 habitantes, ela se reuniu pela manhã com prefeito Adriano Silva e o secretário de Administração e planejamento, Ricardo Mafra. Na pauta, as demandas do município. A deputada seguiu a agenda no gabinete móvel do vereador Lucas Souza.

À tarde, Paulinha participa da reunião extraordinária, às 14h, promovida pela Comissão de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Câmara de Vereadores, que discute riscos de novos poços de exploração de petróleo no litoral de Santa Catarina.
“O movimento #MarSemPetróleo começa a se edificar em Santa Catarina”, comemora.

Ela chama a atenção para o abaixo assinado virtual #MarSemPetróleo que está ganhando engajamento nas redes sociais. Este foi um dos encaminhamentos da audiência pública, que discutiu “Os impactos econômicos e socioambientais da exploração de petróleo no litoral catarinense", proposta pela Frente Parlamentar Ambiental, coordenada pela deputada Paulinha. Para votar e se engajar, basta acessar o link http://chng.it/mvbMdsnt.

O convite ao debate foi feito pelo vereador Henrique Deckmann (MDB), que questiona a necessidade de novos poços no mar de SC e defende a transição da matriz energética, principalmente porque os potenciais econômicos catarinenses estão essencialmente na indústria, na inovação tecnológica, no turismo e na pesquisa científica.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) planeja leiloar em 7 de outubro blocos de petróleo e gás natural localizados nos mesmos locais de onde a indústria pesqueira do Estado extrai toda a produção de tainha e outras espécies de peixes. A tainha e outros peixes podem, inclusive, serem extintos por conta da atividade petroleira. “Mais de 300 mil empregos podem ser extintos no Estado”, informa a parlamentar, fundamentada em dados apresentados pelo Instituto Arayara. 

Além de Paulinha, a reunião terá a participação de especialistas do Instituto Arayara, UFSC de Joinville, Univille, Udesc, Observatório de Petróleo e Gás, Frente Parlamentar Ambientalista Nacional dos Vereadores. Foram convidados também convidados representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina e da Amunesc.

A reunião será transmitida pelo canal da Câmara de Vereadores de Joinville no Youtube: youtube.com/c/cvjtvjoinville.

Responsável pela condução da 17ª Rodada, a ANP realizou apenas uma audiência pública, em fevereiro, no Rio de Janeiro, apesar de os impactos potenciais dos blocos de petróleo a serem leiloados atingirem praticamente todo o litoral brasileiro.

 

Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676

Voltar