Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/08/2021 - 16h34min

Parlamento denomina Centro Administrativo com o nome de Casildo Maldaner

Imprimir Enviar
Casildo Maldaner FOTO: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Centro Administrativo do governo catarinense terá o nome do ex-governador e senador Casildo Maldaner. A homenagem foi deliberada em plenário nesta terça-feira (10), com a aprovação na Assembleia Legislativa de projeto de lei apresentado pelo líder do MDB, deputado Valdir Cobalchini.

A iniciativa do parlamentar tramitou desde maio, dias após a morte de Casildo. Foi aprovada antes nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Administração e Serviço Público. “Ele foi um homem público realizador, de diálogo fácil, conciliador”, justifica Cobalchini em seu projeto. O parlamentar entende que tais qualidades valorizam a proposta de dar nome ao centro administrativo, por representar marcas importantes para quem exerce o serviço público.

Casildo morreu em 17 de maio, vítima de câncer, aos 79 anos. Meses antes ainda era ativo participante de eventos políticos. Nasceu em Carazinho (RS), mas fez história a partir de Modelo, para onde a família Maldaner migrou quando ele tinha dois anos. Lá foi vereador, depois se elegeu deputado estadual e liderou a bancada do MDB em 1981 e 1982. Em seguida se elegeu deputado federal, e em 1986 saiu candidato a vice-governador em chapa com Pedro Ivo. Com a morte deste, tornou-se governador em 1990 e 1991.

Sua facilidade de comunicação e bom humor foram marcantes, a ponto de se tornar um líder chamado para as grandes campanhas. Foi presidente estadual do PMDB por uma década. Foi eleito senador em 1994, e em 2006, a pedido do governador Luiz Henrique tornou-se candidato a suplente de senador de Raimundo Colombo, retornando ao Congresso quando este foi eleito governador, para cumprir seu último mandato, de 2011 a 2014.

“O Casildo é um personagem marcante na política catarinense, com um jeito peculiar de tratar as pessoas e sempre buscar o entendimento”, diz Cobalchini. “Dar seu nome ao Centro Administrativo é uma justa homenagem”, reforça o parlamentar. A votação unânime dá a dimensão do reconhecimento do vulto e liderança de Casildo João Maldaner.

 

Assessoria da Bancada do MDB

Voltar