Deputada Dirce é autora da lei Novembro Azul
Autora do projeto que transformou a mobilização e o engajamento em prol da saúde da mulher em lei no Outubro Rosa, a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) vai agora pintar Santa Catarina de azul.
Explica-se: Através do projeto de lei, 259/12, Santa Catarina deve contar com o Novembro Azul, dedicado ao desenvolvimento de ações preventivas e de conscientização à saúde do homem. O projeto já foi aprovado em plenário e agora segue para a sanção do governador Raimundo Colombo.
A justificativa é apresentada pela deputada através de números preocupantes.
Dados apurados pelo Sistema Único de Saúde no ano de 2008, aproximadamente 75% das enfermidades e agravos da população masculina entre 25 e 59 anos está concentrada em cinco grandes áreas especializadas: cardiologia, urologia, saúde mental, gastroenterologia e pneumologia.
Em 2010, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de que 49.530 homens tiveram câncer de próstata. Esse número representa 52,43 casos da doença a cada 100 mil homens, colocando o câncer de próstata entre os mais frequentes, só superado pelo câncer de pele não-melanoma. Ainda de acordo com o Inca, a taxa de mortalidade por câncer de próstata passou de 6,31 em 1979 para 13,93 em 2006, um aumento de 120%.
Durante o “Novembro Azul”, o poder Público, em cooperação com o Conselho Estadual de Saúde, entidades civis e iniciativa privada, realizará campanhas de esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas à saúde do homem, priorizando: cardiologia, urologia - câncer de próstata; saúde mental e pneumologia.
O símbolo do Novembro Azul é uma gravata borboleta na cor azul.
Jornalista Valquiria Guimarães
Fotojornalista Marcilio Arruda
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt
91047676