Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/06/2014 - 14h36min

Deputada Dirce é autora da lei Novembro Azul

Imprimir Enviar

Autora do projeto que transformou a mobilização e o engajamento em prol da saúde da mulher em lei no Outubro Rosa, a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) vai agora pintar Santa Catarina de azul. 

Explica-se: Através do projeto de lei, 259/12, Santa Catarina deve  contar com o Novembro Azul, dedicado ao desenvolvimento de ações preventivas e de conscientização à saúde do homem.  O projeto já foi aprovado em plenário e agora segue para a sanção do governador Raimundo Colombo.

A justificativa é apresentada pela deputada através de números preocupantes.   

Dados apurados pelo Sistema Único de Saúde no ano de 2008, aproximadamente 75% das enfermidades e agravos da população masculina entre 25 e 59 anos está concentrada em cinco grandes áreas especializadas: cardiologia, urologia, saúde mental, gastroenterologia e pneumologia.

Em 2010, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de que 49.530 homens tiveram câncer de próstata. Esse número representa 52,43 casos da doença a cada 100 mil homens, colocando o câncer de próstata entre os mais frequentes, só superado pelo câncer de pele não-melanoma. Ainda de acordo com o Inca, a taxa de mortalidade por câncer de próstata passou de 6,31 em 1979 para 13,93 em 2006, um aumento de 120%.

Durante o “Novembro Azul”, o poder Público, em cooperação com o Conselho Estadual de Saúde, entidades civis e iniciativa privada, realizará campanhas de esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas à saúde do homem, priorizando:  cardiologia, urologia - câncer de próstata;  saúde mental e pneumologia.

O símbolo do Novembro Azul é uma gravata borboleta na cor azul.

Jornalista Valquiria Guimarães

Fotojornalista Marcilio Arruda

Assessoria de Comunicação

Deputada Dirce Heiderscheidt

91047676

Voltar