Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/07/2021 - 19h22min

Audiência vai discutir impactos para litoral da rodada de áreas marinhas para exploração do petróleo

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha

O resultado concreto da reunião online nesta segunda-feira (12) com 30 representantes de governos municipais e estadual e de organizações da sociedade civil  para debater os impactos que a extração de petróleo pode trazer à pesca e ao turismo em Santa Catarina foi a confirmação de audiência pública na Alesc, solicitada pela deputada Paulinha (sem partido). 

A Comissão de Economia da Assembleia Legislativa vai convocar nos próximos dias uma audiência pública para discutir o que vai representar para o litoral catarinense a 17ª Rodada de Licitações de áreas marinhas para exploração de petróleo. A informação foi repassada pela parlamentar  na reunião online convocada por ela em parceria com o Instituto Internacional Arayara e com o Observatório do Petróleo e Gás (OPG).

Coordenadora da  Frente Parlamentar Ambientalista de Santa Catarina, a deputada Paulinha lançou a campanha #SOSLITORALSC. O governo federal, por meio da Agência Nacional do Petróleo, irá realizar o 17º leilão de áreas para a exploração de petróleo. Dentre essas áreas estão todas as cidades litorâneas catarinenses.

“Nem consigo imaginar que daqui a cinco anos não teríamos mais a pesca da tainha e passaríamos a ter a economia pesqueira e turística comprometida para sempre”, assustou-se a deputada. “Os possíveis impactos provocados são irreversíveis”, afirmou a deputada Paulinha, mencionando os dados levantados pelo Instituto Arayara.

“Pelo que já vimos do que aconteceu com a economia das cidades “petrolíferas” no Rio de Janeiro e o derrame de petróleo acontecido no nordeste brasileiro em 2019, quando as perdas econômicas dos estados impactados atingiram dezenas de bilhões de reais, podemos estimar que, em caso de desastre semelhante no litoral de Santa Catarina, até 700 mil empregos seriam atingidos”, projetou o engenheiro Juliano Bueno, presidente do Instituto Arayara.

Foram convidados os representantes políticos dos municípios, que serão impactados com o leilão:  Araquari, Araranguá,  Balneário Arroio do Silva,  Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Gaivota, Balneário Piçarras, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Garuva, Governador Celso Ramos, Içara, Imaruí, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Porto Belo, Santa Rosa do Sul, São Francisco do Sul, São João do Sul, São José, Sombrio e  Tijucas.


Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676

Voltar