Santa Catarina na rota dos cruzeiros religiosos
A importância do turismo religioso de Santa Catarina começa a chamar a atenção de empresas que promovem roteiros em cruzeiros marítimos. A empresa MSC Cruzeiros, que já promoveu 11 roteiros católicos pelo Brasil, com evangelização em alto mar, desde o final do ano passado destinou dois navios, cada um com mais de cinco mil passageiros, para o píer de Porto Belo, com excursões para aproximadamente 200 passageiros à Comunidade Bethânia, em São João Batista.
A estudante de Psicologia e uma das organizadoras do cruzeiro católico, Laudinha Dornellas, de Matipó (MG), explica que conheceu a Comunidade Bethânia e o padre Léo pela televisão, em 2007. Nessa época, uma amiga dela estava grávida, com complicações, e decidiram orar.
“Pedimos a intervenção do padre Léo e decidimos conhecer a Comunidade Bethânia e viemos para um retiro em São João Batista. Sentimos a benção e decidi que a minha missão seria divulgar a comunidade.” Laudinha entrou em contato com a empresa de cruzeiros e virou uma das incentivadoras das viagens católicas pelo mar. Um dos dias da viagem é destinado para conhecer o memorial do padre Léo.
No mesmo navio estava a professora e organizadora de caravanas de Arapiraca (AL), Jô Alves dos Santos. Ela é seguidora do trabalho do padre Léo, que conheceu pela televisão. “Ele é uma pessoa que transformou muitas vidas e mesmo morto continua a realizar essas modificações. Quantas vidas restauradas, quantas vidas curadas! A vida do padre Léo nos encanta. A emoção é grande por estar visitando a comunidade Bethânia e quero trazer mais pessoas para conhecer esse santo – para mim já é santo. Suas histórias nos encantam e vão encantar muitas pessoas.”
A representante comercial de Montes Claros (MG), Penha Mara Barbosa, 49 anos, diz que Santa Catarina é destaque no turismo religioso. “É muito gratificante conhecer esta comunidade fundada pelo padre Léo. É o quarto cruzeiro católico que participo e a gente sai renovada, é um momento gratificante, a gente aproveita a folga no navio e o momento espiritual.”
O advogado aposentado João Onofre Costa Fernandes e sua esposa, professora Maria da Conceição Rodrigues Costa, de Belo Horizonte (MG), visitaram pela quarta vez a Comunidade Bethânia, a segunda vez pelo cruzeiro católico.
“Pelo menos uma vez por ano procuramos fazer o retiro aqui. O padre Léo fez muita coisa de Deus. Sempre acreditei muito nele e conhecer este local é uma emoção. Já viramos peregrinos. Nesta viagem vieram quatro ônibus lotados de Porto Belo até a comunidade. Vão trazer muito mais. O turismo religioso é muito bom. Se pudesse moraríamos aqui. Já visitamos Nova Trento. A região é maravilhosa, aqui há muita fé.”