Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Especial

Imagem de Santa Madre Paulina, em frente ao santuário construído em homenagem à primeira santa brasileira, no município de Nova Trento

Muitas pessoas fazem turismo religioso por motivos de conforto espiritual, para pagar promessas ou para orar por perdão ou salvação. Para outros, essa é uma forma de demonstrar sua devoção a uma fé. O segmento, que é um dos mais fortes do turismo catarinense, sofreu as consequências das medidas de isolamento social adotadas devido à pandemia do novo coronavírus, que mudaram completamente a mobilidade humana.

De uma hora para a outra, todas as atividades voltadas a viagens e turismo foram interrompidas. Com o turismo religioso não foi diferente, principalmente depois que os templos, como basílicas e santuários, tiveram de fechar as portas para evitar aglomerações. Muitos desses lugares de peregrinação sustentam toda uma indústria de viagens, transporte e hospedagem.

Assim como o restante da economia, o segmento deve começar a se recuperar nos próximos meses. E a Agência AL preparou um material especial sobre dois reforços de peso que o turismo religioso catarinense deve ganhar com a abertura dos processos de beatificação do Padre Léo, em São João Batista, e do jovem Marcelo Henrique Câmara, o primeiro candidato a santo nascido em Florianópolis. Os dois “servos de Deus” ingressaram no rol dos postulantes a santos da Igreja Católica catarinense durante cerimônias realizadas nos dias 7 e 8 de março deste ano.

Os dois postulantes devem reforçar o turismo religioso catarinense, que tem como principal nome a Santa Paulina, primeira santa brasileira, canonizada em 2002, de Nova Trento. Além de Padre Léo e de Marcelo Câmara, também postulam santidade a menina Albertina Berkenbrock, nascida em Imaruí, beatificada em 2007; o Frei Bruno, de Joaçaba; e o Padre Aloísio Boeing, de Jaraguá do Sul. Albertina já foi beatificada e os dois últimos tiveram os processos de beatificação iniciados em 2013.

  • Ney Bueno
    Reportagem
  • Claudia Alves
    Produção
  • Lisandrea Costa, Marcelo Espinoza e Nikolas Stevanovich
    Edição
  • Bruno Collaço e Fábio Queiroz
    Fotos
  • Lucio Baggio
    Infografia
  • Nikolas Stevanovich
    Coordenador Agência AL
  • Lúcia Helena Vieira
    Diretora de Comunicação Social