PGM 190 - Ponto Org - Projeto Altas Habilidades - 06/12/22
Escola na Capital desenvolve ações de inclusão para crianças.
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, lá de 2008, os estudantes com as altas habilidades/supertodação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e arte, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de interesse. Entretanto, é importante saber que as características de cada um são diferentes, levando em consideração o incentivo e o ambiente em que estão inseridos. Na Escola Básica Municipal (EBM) Intendente Aricomedes da Silva, as professoras Sheila Torma Rodrigues e Roselise Romanini Menim contribuem com o processo de 36 estudantes, dos sete aos 14 anos. Com atividades que estimulam as oito inteligências (lógico-matemática, linguística, musical, naturalista, corporal-cinestésica, espacial, interpessoal e intrapessoal), de acordo com a teoria do psicólogo Howard Gardner, o objetivo é acompanhar a evolução de cada um. Para começar esse processo, o início é a triagem, feita com os educadores e os pais. Após identificar aqueles que podem ter altas habilidades/superdotação, o passo seguinte é o convite para participar da oficina, com encontros semanais. O foco é entender quais são os temas preferidos e os talentos que ainda precisam ser apurados.