PGM 131 - Rede de Inclusão - Projeto de Equoterapia - 27/03/24
Projeto de Equoterapia beneficia crianças e adultos com necessidade
especial.
O projeto atende crianças, adolescentes e adultos com diagnósticos físicos ou psicológicos utilizando como tratamento de Equoterapia para a reabilitação biopsicossocial das mesmas.
É ofertado tratamento durante um período de 06 meses. São disponibilizados 20 vagas distribuídas entre o período da manhã e da tarde para os atendimentos, assim como uma equipe multidisciplinar devidamente habilitada sendo composta por um fisioterapeuta, um psicólogo, um neuropsicopedagogo e um cavalo especialmente treinado para cada paciente.
A equoterapia foi reconhecida pela medicina como um método terapêutico que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. O cavalo é o agente promotor de ganhos físicos e psicológicos e o terapeuta, o agente facilitador deste método. Seu uso surge como um recurso terapêutico que emprega o cavalo como motivador para o tratamento. Trata-se de um animal dócil, de porte e força, que se deixa manusear e montar. Dessa forma, o praticante e o cavalo criam um relacionamento afetivo importante, onde se estabelecem uma relação harmoniosa e atuação mútua.