Sala de Imprensa
Setembro marca o centenário do nascimento do artista plástico Willy Zumblick
O mês de setembro marca o auge das comemorações, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, do centenário de nascimento do artista plástico catarinense Willy Zumblick. No próximo dia 26, data do aniversário do pintor, o Parlamento realizará uma sessão solene em Tubarão, terra natal do homenageado, para celebrar a vida e a obra daquele que é considerado pela população uma das mais ilustres personalidades catarinenses do século XX.
O evento está marcado para as 19 horas, no campus da Unisul. Na ocasião, os filhos do artista plástico, que morreu em 2008, receberão homenagens pela atuação do pai, que se destacou em Tubarão também como relojoeiro e rotariano.
Os preparativos para as homenagens ao artista foram iniciados em maio deste ano, com a instalação de uma comissão especial, na Assembleia Legislativa, responsável pela organização das atividades alusivas ao centenário. Além de servidores do Parlamento, integram a comissão representantes da Prefeitura de Tubarão e da Unisul e pesquisadores da obra do homenageado.
“Um cidadão como Willy Zumblick, que deixou um legado tão vasto de obras e de boas ações, deve ser lembrado e eternizado”, afirma o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP). Como parlamentar da cidade de Tubarão, Ponticelli é o proponente da sessão solene.
Exposição
Segundo a Prefeitura de Tubarão, ainda neste mês, além da sessão solene, ocorre a reabertura ao público, no dia 25, da exposição permanente das telas de Zumblick que estão no Centro Municipal de Cultura de Tubarão, no museu que leva o nome do artista. Uma das atrações é a exposição de 15 obras do artista que nunca foram expostas e pertencem à família Zumblick.
Antes de serem exibidas ao público, as telas passaram por um cuidadoso processo de limpeza, sob responsabilidade do artista plástico e servidor da Assembleia Legislativa Kiko Cervi. Durante aproximadamente um mês, ele trabalhou na remoção da sujeira de 72 telas.
“Temos o orgulho de apoiar, resgatar e preservar estas obras. A partir de trabalhos artísticos produzidos, entre telas, painéis, esculturas e caricaturas, Zumblick retratava com muito brilho a história de Santa Catarina e suas tradições culturais”, afirma o presidente da Assembleia.
Série especial
Para marcar o centenário do nascimento de Willy Zumblick, a Agência AL, com apoio da TVAL, publica nos próximos dias uma série de reportagens sobre o tema. Em pauta, as atividades preparadas pelo Parlamento para a comemoração dos 100 anos e a trajetória pessoal e profissional de Zumblick.
O homenageado
Willy Alfredo Zumblick nasceu em 26 de setembro de 1913, em Tubarão. Autodidata, desde a idade escolar se destacou como melhor aluno em desenho e pintura. Em 1937, casou-se com Célia Sá, de tradicional família da cidade, de quem sempre recebeu importante incentivo para que se dedicasse à pintura. O casal teve cinco filhos: Carlos, Roberto, Túlio, Maria Elisa, Raimundo e Marcus Geraldo.
Em 1939, em Tubarão, realizou a primeira exposição individual. A partir daí, suas centenas de telas se espalharam pelo estado, pelo Brasil e pelo mundo. Há registros de telas do pintor nos Estados Unidos, no Japão e na Espanha.
Durante os 75 anos em que se dedicou às artes, retratou em suas obras o folclore de Santa Catarina, o Contestado, a epopéia de Giuseppe e Anita Garibaldi, Boi-de-Mamão, Dança do Pau-de-Fita, as rendeiras, entre outros temas. Zumblick morreu em 3 de abril de 2008, em Tubarão, aos 94 anos.
Agência AL