Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/07/2023 - 10h02min

Representantes do Comseg conferem ações de segurança em escolas de Medellín

Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Conferir de perto ações públicas de segurança que deram resultados positivos em escolas e entorno. Esse é o objetivo de representantes do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), que embarcam para Medellín, na Colômbia, no próximo domingo, dia 23.

Como explica o coordenador do Comseg e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal, Medellín foi considerada uma das cidades mais violentas do mundo nos anos 90. No entanto, destaca, isso mudou graças a diversas políticas públicas educacionais consideradas progressistas, como construção de espaços culturais, bibliotecas, espaços verdes, infraestrutura, entre outras. Todas implementadas a partir de 2004 e com a participação da sociedade civil.

“Essas políticas reduziram significativamente o índice de fatos tristes como os que ocorreram nos educandários de Saudades e Blumenau, por exemplo. Então, queremos conferir de perto essas ações e ver como podemos integrá-las também à realidade catarinense”, afirma o parlamentar.

Por três dias, o grupo, que contará também com a presença de representantes da Polícia Militar, Ministério Público, UFSC e Secretaria de Estado da Educação

Na ocasião, os representantes terão a oportunidade de conhecer os planos estratégicos implantados pelo município para prevenir e reduzir a violência nas escolas. Ainda visita instituições educacionais, centros de inovação e tecnologia e comunidades beneficiadas com as iniciativas.

Sobre o Comseg Escolar
O Comseg Escolar é um grupo formado por mais de 30 entidades civis organizadas, constituído pela Assembleia Legislativa logo após o fato triste ocorrido em Blumenau. Desde então, o grupo vem trabalhando na construção um projeto de lei amplo, o qual deverá ser apresentado à própria Assembleia até o fim de agosto.

Além de ações de segurança, o projeto foca também em questões pedagógicas, de investigação e acompanhamento psicológico dos estudantes. A proposta é criar um ambiente de paz nas escolas.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar