Sala de Imprensa
25/09/2009 - 16h18min
Aviso de Pauta: Assembleia Legislativa homenageia Dia do Maçom
O Dia do Maçom, comemorado no dia 20 de agosto, será lembrado pela Assembleia Legislativa no dia 30 de setembro, com um ato solene, no Auditório Deputada Antonieta de Barros. A homenagem foi solicitada pelo presidente da Casa, deputado Jorginho Mello (PSDB), que é o autor do projeto que se transformou na Lei n.º 13.461/05, que institui a data. O evento, que tem o apoio da Associação Catarinense de Imprensa, ainda se estende ao Espaço Cultural Jerônimo Coelho.
De acordo com a lei, o dia 20 de agosto, que também foi determinado nacionalmente como Dia do Maçom, foi escolhido em homenagem à data em que a independência do Brasil fora “proclamada” por Gonçalves Ledo, em reunião da Loja Maçônica Arte e Comércio, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1822.
Durante o ato solene, ainda acontecerá uma palestra com o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azêdo, sobre o tema: “Liberdade de expressão e a defesa da ética na vida pública”.
E por fim, no mesmo evento, ainda ocorrerá o lançamento do livro “A história da Associação Catarinense de Imprensa”, do jornalista Cyro Barreto. Segundo o autor, a obra, com cerca de 400 páginas, contém diversos causos e será distribuída gratuitamente. Um dos pontos destacados por ele é a história da criação dos primeiros empregos de assessoria de imprensa, na administração direta e indireta, nos anos 70, considerado um mito na época. (Graziela May Pereira/Divulgação Alesc)
Serviço:
O que: Ato solene em comemoração ao Dia do Maçom; Palestra “Liberdade de expressão e a defesa da ética na vida pública”, com Maurício Azêdo, e lançamento do livro “A história da Associação Catarinense de Imprensa”, do jornalista Cyro Barreto.
Quando: quarta-feira (30), às 19 horas
Onde: Auditório Deputada Antonieta de Barros e Espaço Cultural Jerônimo Coelho