Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
08:00

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/11/2023 - 14h26min

Propostas sobre proteção animal passam pela CCJ

Imprimir Enviar

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (21), dois projetos de lei relacionados à segurança e ao bem-estar de animais domésticos.

Um deles altera o Código Estadual de Proteção aos Animais para proibir que o tutor deixe o cachorro sob seus cuidados com livre acesso às ruas e a outras áreas públicas sem acompanhamento. O texto considera o descumprimento da norma uma infração grave, com possibilidade de aplicação de multa a partir de R$ 10 mil. A proposta não se aplica aos chamados cães comunitários. O autor da matéria, deputado Marcius Machado (PL), destaca que a medida pretende evitar situações de risco, como acidentes de trânsito, ataques a pessoas ou outros animais, por exemplo.

A CCJ também aprovou projeto que obriga a instalação de placas de aviso nos estacionamentos públicos e privados para alertar os condutores em relação à permanência de animais domésticos dentro dos veículos. A iniciativa é do deputado Maurício Peixer (PL). Conforme a justificativa do autor, a medida busca evitar esquecimentos e possíveis danos à saúde do animal.

Entrevista com: 
- deputado Marcius Machado (PL), autor do PL 235/2023.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar