Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
12:30

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/10/2023 - 15h09min

Projetos relacionados à causa animal passam pela CCJ

Imprimir Enviar

Nesta terça-feira (31), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou dois projetos de lei relacionados à proteção animal. As propostas são de autoria do deputado Marcius Machado (PL).

Um dos projetos determina que o Poder Executivo adote medidas preventivas para reduzir acidentes com animais silvestres em rodovias estaduais, como a instalação de sinalizações, cercas e redutores de velocidade. Além disso, construções de passagens áereas ou subterrâneas. A matéria ainda prevê a criação de campanhas de conscientização sobre o tema. A proposta segue agora para a análise da Comissão de Finanças e Tributação.

Outro projeto aprovado pela CCJ busca proibir a nomeação de pessoas condenadas por crimes de maus-tratos a animais para cargos em comissão na Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Estado. O próximo colegiado a debater a matéria é a Comissão de Direitos Humanos e Família.

O deputado Marcius Machado teve, ainda, outra proposta aprovada pela CCJ. O projeto voltou ao colegiado para a análise de emenda apresentada ao texto durante a tramitação na Casa. A iniciativa busca assegurar à pessoa com deficiência (PcD) o direito de ingressar e permanecer com cão-guia ou cão de assistência em locais públicos, em estabelecimentos privados abertos ao público, em meios de transporte ou em locais de promoção, proteção e recuperação da saúde. A regra também valerá para treinadores habilitados ou acompanhantes de PcDs. A matéria segue para votação em Plenário.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar