Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/04/2025 - 14h25min

Epilepsia é tema de debate na Comissão de Saúde da Alesc

Imprimir Enviar

Nesta quarta-feira (9), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa recebeu a médica doutora em neurologia e neurociência Katia Lin, que representa a Liga Internacional Contra a Epilepsia, para debater ações relacionadas à conscientização sobre a doença e os desafios para o tratamento em Santa Catarina.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epilepsia é um distúrbio neurológico caracterizado por crises convulsivas recorrentes, geradas por uma atividade elétrica anormal das células cerebrais. As crises epilépticas podem ser de vários tipos, dependendo da área do cérebro afetada. A condição acomete de 1 a 2% da população mundial, e estima-se que cerca de 140 mil pessoas em Santa Catarina.

Na avaliação de Katia Lin, apesar de o Sistema Único de Saúde (SUS) oferecer tratamento gratuito para os casos de epilepsia, existem vários desafios a serem enfrentados no estado, como a falta de medicações adequadas, de diagnósticos corretos e de atendimento de alta complexidade.

Durante a reunião com os parlamentares, a representante da Liga Internacional Contra a Epilepsia apresentou propostas de soluções para as principais demandas identificadas no estado. Katia Lin sugere educação continuada para profissionais da saúde, garantia de fornecimento contínuo de medicamentos anti-crises pelo SUS, programas de detecção precoce e diagnóstico adequado, além de políticas públicas de apoio psicossocial e conscientização.

O debate na Comissão de Saúde da Alesc foi proposto pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que também é médico neurologista.

O presidente do colegiado, deputado Neodi Saretta (PT), falou sobre o papel do Parlamento catarinense nesse contexto.

Entrevista com:
- Katia Lin, médica neurologista;
- deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), membro da Comissão de Saúde;
- deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde.

Maria Clara Santos
ESTAGIÁRIA

Voltar