Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/10/2012 - 09h21min

Eleição altera legislatura estadual de 2013

Imprimir Enviar

Oito deputados estaduais foram candidatos a prefeito no primeiro turno das eleições municipais em Santa Catarina. Elizeu Mattos (PMDB), em Lages, foi o único eleito. A vitória de Elizeu deve significar a efetivação do suplente Maurício Eskudlark (PSD), 25º colocado dentro da coligação composta por PTB/PMDB/PSL/PSC/DEM/PTC/PRP/PSDB nas eleições de 2010, abrindo vaga para Daniel Tozzo (PSDB) como suplente.

Outros três permanecem na disputa nos municípios onde haverá segundo turno: Cesar Souza Júnior em Florianópolis, Kennedy Nunes em Joinville e Jean Kuhlmann em Blumenau, todos do PSD. Caso sejam eleitos, o preenchimento das novas vagas no Legislativo Catarinense segue o critério de número de votos alcançados dentro da coligação pela qual o candidato participou. A fórmula vale também para os deputados que tenham trocado de legenda para se filiar ao PSD, oficializado pela Justiça Eleitoral em 2011. Caso seja eleito, Kennedy Nunes (hoje do PSD, mas eleito deputado pelo Partido Progressista) abre vaga para Arnaldo Moraes (PP).

Se Cesar Souza Júnior e Jean Kuhlmann forem confirmados nas prefeituras de suas cidades, os deputados do PMDB, Mauro de Nadal e Dirce Heiderscheidt (da mesma coligação de Cesar Souza e Kuhlmann), trocam os mandatos como suplentes para assumir uma cadeira permanente no Parlamento estadual, possibilitando ainda que Paulo França e Valter Gallina, ambos também do PMDB, assumam cadeiras na Assembleia Legislativa.

Lembrando que a composição da legislatura estadual de 2013 ainda depende do resultado das urnas no segundo turno das eleições municipais, programado para o dia 28 de outubro.

Informações: Agência AL

 

JULIANA BASSETTI

Voltar