Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/09/2023 - 10h35min

Dia Nacional da Doação de Órgãos: conscientização para elevar número de transplantes

Imprimir Enviar

No ano passado, mais de 1,5 mil catarinenses foram beneficiados por doações de órgãos e tecidos. São gestos de amor e solidariedade que salvam vidas e permitem que pacientes com enfermidades graves retornem para o convívio familiar e retomem suas rotinas. Foram 1.522 transplantes realizados no estado em 2022 a partir de 329 doações, segundo dados da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina, a SC Transplantes.

A conscientização é apontada como um caminho fundamental para aumentar o número de doações e transplantes e reduzir o tamanho das listas de espera por essas cirurgias. No final de julho, mais de 1,4 mil pessoas estavam aguardando pela sua vez de receber órgãos ou tecidos.

O debate sobre o assunto é o foco do Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado anualmente no dia 27 de setembro. A discussão também é incentivada nas escolas de Santa Catarina entre os dias 21 a 27 de setembro, na Semana de Esclarecimento e Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos.

A ação está prevista na Lei Estadual 16.719/2015. Já a Lei Estadual 17.936/2020 obriga escolas públicas e privadas a incluir a temática dos transplantes nos respectivos projetos pedagógicos. 

Entrevistas com:
- Joel de Andrade, coordenador da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes);
- Elisangela Biazoto Massa, coordenadora de Ações de Transplantes do Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí;
- Victor Monteiro Rodrigues, coordenador médico da Comissão Hospitalar de Transplantes do Hospital Santo Antônio, de Blumenau;
- Antonio Carlos Mafalda, fotógrafo e transplantado de fígado.

João Guedes
Rádio AL

Voltar